Abrindo uma empresa e cuidados com a segurança

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Abrir uma empresa é uma jornada e tanto e que se não for feita com cuidado pode gerar muitas dores de cabeça, e principalmente, frustração. E grande parte dessa frustração consiste na burocracia existente para que uma personalidade jurídica seja criada.

No entanto, apesar das questões jurídicas, como a necessidade de registro na Junta Comercial, expedição de licenças como o AVCB bombeiros (auto de vistoria do corpo de bombeiros), as questões que envolvem tudo isso podem ser melhor esclarecidas.

Neste artigo falaremos de forma mais simplificado sobre alguns aspectos necessários para fazer com que sua empresa funcione e também o cuidado a ser tomado depois do funcionamento, como o cuidado com a segurança, tanto dos colaboradores como das estruturas da empresa.

Abrindo uma: o que é necessário?

Por conta de possuir muitas etapas e ser burocratizado é importante lembrar que tudo depende de calma e entendimento das etapas. Por isso, que antes de começar o processo burocrático é importante você estar ciente do que quer com a empresa.

Afinal, serão muitas etapas, com expedição de laudo compressor, laudo de prefeitura e claro, depois de tudo isso fazer com que a empresa funcione. Então para que não se frustre é fundamental que esteja certo de sua decisão.

E por fim, faça um plano de negócios bem feito e elaborado, para que você consiga desenvolver uma ação adequada e saber os custos iniciais, a reserva de capital necessária, e também a escolha de um tipo de tributação. Para que isso seja feito de forma profissional contrate um profissional contador.

Existem três tipos de empresa com relação ao formato jurídico, regime tributário e porte. Quanto ao formato jurídico as mais comuns são o empresário individual, as EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) e a Sociedade Limitada conhecida pela sigla LTDA.

Quanto ao regime tributário, que consiste no Simples Nacional, tributação única na DAS e no Lucro Presumido, que se dá por meio da aferição de impostos federais.

E quanto ao porte podemos falar principalmente das Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP), tendo também as de Médio Porte e Grande.

Todo esse processo de escolha assim como acontece na cópia de chave tetra precisa seguir alguns passos.

O primeiro deles é encontrar um contador, depois elaborar o contrato social que tem a definição do que falamos acima, depois é feito o Registro na Junta Comercial gerando o CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, depois a inscrição municipal que é o registro no município.

Essa última depende de uma série de licenças para comprovar que o ambiente da sua empresa esteja adequado.

Assim, é preciso fazer:

  • O laudo de vistoria do corpo de bombeiros;
  • Vistoria elétrica;
  • Alvará de funcionamento;
  • Identificar o funcionamento do registro de globo aberto;

Feito tudo isso a empresa pode começar a funcionar dentro do que foi estabelecido no Contrato Social.

Empresa funcionando: automatizar para lucrar

Com a empresa funcionando é hora de atentar-se para os seus processos cotidianos. Clientes vão chegar, dados vão ser gerados, lucros e dinheiro vão começar a circular. Por conta disso, as vezes todo o processo pode parecer confuso e até mesmo se perder.

Neste sentido a tecnologia se faz presente e necessária para que esse gerenciamento seja mais adequado e mais funcional. O uso da tecnologia aplicada a sua empresa é conhecida como automação comercial.

A automação comercial usa tanto equipamentos como sistemas para fazer com que pontos da estrutura e da gestão sejam mais otimizados.

Dentro de escritórios e pequenas lojas o tipo de automação mais usadas são aquelas voltadas a segurança e a gestão da empresa.

Em empresas que trabalham com produtos o gerenciamento de estoque são um dos principais componentes para que o lucro possa ser tido. Uma boa gestão do estoque faz com que a empresa gaste somente o necessário e venda tudo de forma adequada.

Para fazer isso de forma mais centralizada e automática é possível usar o que chamamos de sistema WPS, que é voltado ao gerenciamento de estoques.

Já com relação a segurança, as automações giram em torno do controle e do uso da camera de monitoramento permitindo e evitando roubos e furtos, já que esse equipamento causa constrangimento. Fora que pode ficar de olho no ambiente de forma remota pela internet.

Assim, para que uma empresa funcione é preciso seguir as normas burocráticas e depois disso investir em automação e segurança para que tudo ocorra bem.