Você sabe como o bitcoin se tornou a maior criptomoeda? Apesar de “estar na moda”, o conceito de criptomoeda e bitcoin não é tão recente assim. Confira como surgiu o bitcoin e sua evolução desde então.
Saiba como a bitcoin se tornou a maior criptomoeda atualmente
Bitcoin é uma moeda digital descentralizada, que funciona de ponto a ponto, cujo sistema é gerenciado pelos usuários. Por isso não há necessidade de intermediador ou autoridade central.
Como o bitcoin se tornou a maior criptomoeda?
Em 1998, Wei Dai sugeriu a ideia de um novo tipo de moeda, cuja criação, assim como as transações seriam controladas por criptografia ao invés de ser controlado por uma autoridade central, como acontece com as moedas tradicionais.
Esse primeiro conceito de criptomoeda surgiu em um cypherpunks. Mas foi apenas em 2009 que Satoshi Nakamoto publicou em uma lista a primeira especificação e prova do bitcoin. No entanto, em 2010, Satoshi deixou o projeto e desde então a comunidade Bitcoin tem crescido graças aos desenvolvedores que trabalham no projeto.
Um dos motivos que contribuem para causar preocupações em relação ao Bitcoin é o animato de Satoshi e, principalmente, a natureza open-source do Bitcoin. Porém, qualquer pessoa pode acessar e consultar o protocolo e software Bitcoin pois estão publicados abertamente. Inclusive, é possível contribuir criando a sua versão ou apontando melhorias.
Em resumo, o bitcoin é uma criptomoeda, isto é uma moeda, dinheiro, digital que não é emitida por nenhum governo, como acontece com o real ou dólar. A bitcoin se tornou a maior criptomoeda.
Ao contrário das moedas comuns que usamos diariamente, ninguém e nenhum órgão tem controle sobre o bitcoin. Na realidade, ela é controlada por todos os seus usuários.
Mesmo tendo seu software aberto, os desenvolvedores que trabalham nele podem apenas melhorá-lo. Além disso, os desenvolvedores não podem alterar o protocolo, já que cada usuário escolher o software a versão que querem usar respeitando as regras estabelecidas.
Como funciona?
Para o usuário comum, o Bitcoin funciona como um programa aplicativo ou computador móvel que fornece uma carteira digital ao usuário através da qual ele recebe bitcoins e pode realizar transações.
Porém, numa camada mais profunda, o Bitcoin fornece um registro público, “cadeia de bloco” ou “block chain”, onde estão armazenadas todas as transações já realizadas e assim, o computador do usuário pode validar as transações.
Cada transação é autenticada via assinatura digital, que corresponde aos endereços enviados. Dessa forma, os usuários podem controlar o envio de Bitcoins a partir de seus próprios endereços Bitcoin.
Os usuários podem ainda utilizar a computação de hardware especializado para processar transações e assim, ganhar recompensas, técnica conhecida como “mineração”.
Cada vez mais negócios, tradicionais e digitais, utilizam o Bitcoin. No Brasil, empresas como McDonald’s, Ifood, Carrefour, Americanas, e Centauro já aceitam criptomoedas.
Vantagens
- Liberdade de Pagamento – As transações podem ser feitas a qualquer momento e de forma instantânea e sem limite de impostos.
- Taxas muito baixas – Em geral, transações com bitcoin possuem baixas taxas ou até mesmo não há taxas.
- Menos riscos para os comerciantes – as transações bitcoin são seguras, irreversíveis e confidenciais, o que protege os comerciantes contra fraudes.
- Segurança e controle – O usuário tem controle total sobre suas transações. Além disso, não é preciso vincular informações pessoais à transação, o que protege a identidade do usuário. Também é possível fazer cópias de segurança e criptografia para proteger o dinheiro.
- Transparência e neutralidade – qualquer pessoa pode consultar a blockchain para verificar a oferta monetária do Bitcoin em tempo real. Como o protocolo do Bitcoin é criptografado ninguém pode manipulá-lo ou controlá-lo, por isso o núcleo do Bitcoin seja confiável por ser completamente neutro, transparente e previsível.
Como conseguir bitcoin (se tornou a maior criptomoeda)?
Você pode conseguir bitcoin da seguinte forma:
- Compra de bitcoins em Bitcoin câmbio;
- Pagamento de bens ou serviços.
- Troca com outra pessoa;
- Através de mineração competitiva.
Além disso, é possível achar que venda bitcoins em troca de cartão de crédito ou pagamento PayPal, mas a verdade é que em grande parte dessas trocas não podem ser financiadas a partir dessas formas de pagamento.
Valorização da moeda
Cada vez mais pessoas e negócios utilizam Bitcoin para trocá-lo por bens e serviços. Sendo assim, o Bitcoin torna-se uma moeda mais valiosa.
Conclusão
Desde a criação do conceito de criptomoeda em 2009, o Bitcoin vem se popularizando entre pessoas e negócios. No Brasil, grandes varejistas já fazem negócios utilizando o Bitcoin.
Mas, apesar disso, ainda há pessoas que possuem ressalvas quanto a esta moeda virtual. Mas a verdade é que seu sucesso e ascensão se deve ao controle que o usuário possui sobre a moeda. Além disso, também são importantes as suas vantagens, como: a liberdade, baixas taxas e menos riscos.
Sendo assim, a moeda tende a valorizar-se cada vez mais e a ter uma maior presença na realidade das pessoas graças às suas constantes melhorias.