Abrir um negócio não é uma tarefa fácil, sobretudo no contexto brasileiro. Existe uma série de preocupações simultâneas e muitas decisões estratégicas devem ser tomadas corretamente para evitar a falência. É preciso pensar em conquistar os clientes, divulgar a empresa, como também é preciso administrar os funcionários e motivá-los, investir nos ativos corretos e muito mais.
Se o seu negócio é uma locadora de impressoras, este artigo vai mostrar qual a melhor forma de obter melhores resultados.
A locação de impressoras
A locação, de forma geral, tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, pois é uma forma de economizar dinheiro, tempo e trabalho.
Isso porque um equipamento alugado deixa a empresa livre de responsabilidades como a manutenção e de prejuízos como a desvalorização do produto.
Além disso, é uma forma de trabalhar sempre com tecnologias recentes sem gastar muito, pagando apenas pelo tempo de uso, o que é mais justo.
Dessa maneira, entende-se o crescimento do Aluguel de impressoras sp. Praticamente toda empresa precisa de impressora, mesmo que precise de apenas uma unidade mais simples. Assim, é uma oportunidade de economia e melhoria de processos interessantes para muitas companhias.
Não se trata de alugar apenas um produto, mas um serviço. Com ele, a reposição de cartuchos e papel se tornar uma responsabilidade da empresa locadora. Antes que o material acabe, um dos funcionários da locadora faz a entrega dos suprimentos.
Além disso, pode-se implantar um sistema de gestão de impressão.
Esse sistema de gestão permite que todas as impressões feitas na empresa sejam monitoradas e pode, ainda, estabelecer uma cota de impressão para cada usuário.
A segurança, no que diz respeito aos arquivos confidenciais da empresa, também aumenta com esse sistema.
O caminho para o sucesso de sua empresa
Agora que está claro como funciona esse tipo de empresa e o porquê de fazer tanto sucesso no mercado, é preciso saber como melhorá-la.
A consultoria empresarial se responsabiliza por conseguir essa resposta, analisando a empresa como um todo.
Existem empresas de consultoria que viram verdadeiras aliadas, mas também existem aquelas com atuação mais focal.
É possível encontrar empresas que fazem um diagnóstico da sua companhia de locação de impressoras, implementam planos de melhora e, depois disso, encerram suas relações com a locadora. É uma ótima opção para quem não quer gastos fixos e apresenta excelentes resultados.
A Consultoria comercial foca nas vendas da empresa, buscando gerar mais lucro.
Quando se fala em vendas, existem quatro pilares importantes a serem analisados. São eles o perfil do cliente, a jornada de compra, a matriz de qualificação e o funil de vendas.
O funil de vendas é, basicamente, a união dos outros três pilares, buscando uma venda mais assertiva e bem sucedida.
O consultor pode definir melhores técnicas de venda, identificar oportunidades de crescimento dentro da empresa, identificar problemas e lidar com ameaças externas.
Muitas vezes, a análise pode chegar em decisões maiores como a demissão de funcionários, contratação de novos funcionários, venda e compra de ativos e outros. Tudo dependerá da situação da empresa.
De forma geral, a consultoria propicia as seguintes vantagens:
- Decisões estratégicas mais embasadas;
- Uma análise imparcial sobre a empresa;
- Redução de custos;
- Melhor posicionamento no mercado;
- Crescimento da empresa;
- Equipe de funcionários melhor estruturada;
- Processos mais rápidos.
Tendo isso em vista, nota-se que a Consultoria em Vendas têm o poder de transformar a empresa de locação de impressoras, mesmo quando a empresa for pequena.
Esses profissionais estão acostumados a lidar com empresas e seus problemas, conseguindo enxergar melhor os problemas e as qualidades da companhia. Afinal, são pessoas que não vão se beneficiar ou prejudicar com a decisão estratégica, pois seu único objetivo e função é levar ao crescimento da companhia.
A consultoria vai considerar as outras empresas do ramo e encontrar formas de tornar a sua empresa diferenciada, mais vantajosa para os seus clientes. Por exemplo, pode-se chegar a conclusão de que o melhor para a empresa é focar no mercado das menores empresas e alugar apenas impressoras de menor porte e mais simples.
Da mesma maneira, pode-se chegar a conclusão contrária e focar em grandes empresas, com o material mais avançado do meio.
Por fim, para uma empresa de locação de qualidade, é crucial oferecer equipamentos e serviços de qualidade. Investir em técnicos para a manutenção das máquinas, oferecer reposição de suprimentos, isso faz toda a diferença para o serviço.