Em períodos de férias como em janeiro ou julho e até mesmo em feriados prolongados, se divertir com a criançada pode ser uma tarefa bastante interessante, principalmente, em um acampamento.
No entanto, alguns pais acabam se comprometendo com o trabalho e até mesmo, desejam realizar atividades mais voltada ao ramo dos adultos, mas não confiam em um local para deixar seus filhos.
Além disso, muitos pais gostariam de promover novas experiências rurais para os seus filhos, que muitas vezes vivem em cidades grandes e caóticas, com poluição visual e sonora constantes.
Justamente, nesse ponto de necessidade e procura do público que várias agências de viagens têm oferecido serviços como acampamentos para crianças e adolescentes para realização de atividades lúdicas e interativas, como:
- Montagem de barracas;
- Realização de maratonas em equipe;
- Participação de trilhas ecológicas;
- Aprendizado de novas atividades;
- Tarefas aquáticas.
Sendo assim, existe um amplo cenário de atividades e aventuras que podem ser oferecidas às crianças, durante esse acampamento.
Um exemplo é a realização de atividades como pesca, por meio do uso do anzol triplo, assim como algumas reuniões para o piquenique, brincadeiras em parques, atividades como rapel e para escalar, dentre outros.
Se sua agência de viagens pretende oferecer essa atividade, é importante conhecer alguns procedimentos necessários para que tudo ocorra dentro do esperado.
Procedimentos burocráticos
Crianças e adolescentes menores de 16 anos precisam de autorização para viajar e até mesmo ser acompanhado por um responsável. A depender do tipo de viagem, pessoas com 16 anos seguem precisando da autorização familiar para viajar.
Por isso, para que as crianças e adolescentes consigam viajar para um acampamento é importante contar com uma documentação assinada pelos pais ou responsáveis, autorizando para essa viagem.
Isso é importante para a segurança das crianças, mas também da empresa. É importante que esse documento seja assinado e reconhecido em cartório para o aumento de sua convicção e certeza.
Organização das atividades
Com a autorização dos pais para viajar é importante organizar atividades que sejam produtivas e interessantes para o desenvolvimento das crianças, assim como para o aprendizado.
Para isso, existem alguns passos que sua empresa de viagem deve fazer antes de oferecer o acampamento.
Alguns passos são:
- Verificar em que local ocorrerá o acampamento;
- Quantas crianças e adolescentes poderão estar no local;
- Qual é a equipe técnica que sua empresa dispõe para os cuidados da criança;
- Quais serão as acomodações;
- Qual é o valor necessário que deve ser pago pelo serviço;
- Quanto tempo de viagem;
- Quais serão os serviços extras oferecidos.
Além disso, é fundamental se preocupar com a locomoção até o local do acampamento, assim como em uma situação de emergência.
Para isso, recomenda-se o aluguel de vans para viagem. As vans são veículos que conseguem comportar de 15 a 20 pessoas a depender do seu tamanho oferecendo bastante conforto e sofisticação.
Sendo assim, é importante contratar uma empresa que seja especializada nesse segmento de vans e de viagens de turismo, com um cuidado ainda maior por se tratar de crianças e adolescentes.
Por isso, para realizar o processo de fretamento de vans é fundamental realizar pesquisas e buscar por vans que sejam maiores, espaçosas e confortáveis para melhor atender às crianças.
Segurança e proteção a todos
É importante que em todo esse processo de organização da viagem e verificação do local, sua empresa se atente ao sistema de segurança (até porque, a responsabilidade das crianças acaba recaindo sobre a agência de viagens).
Por isso, além de cuidar da segurança do transporte, pense também em uma equipe qualificada que ajude na monitoria dos pequenos. Escolha um local seguro para se abrigar, com camera de monitoramento instalada, assim como cercas e alarmes.
Em relação às trilhas ecológicas, lembre-se de demarcar bem os espaços, sinalizando com setas, indicativos e orientações para que ninguém se perca. Ainda, passe orientações sobre o que levar na mochila, incluindo repelentes e roupas com proteção solar.
Por fim, para aumentar a segurança e proteção de todos é fundamental apostar na personalização e uso de uniformes.
Seus agentes de viagens e supervisores infantis precisam estar identificados, assim como as crianças que podem estar com fardamento esportivo feminino ou masculino.
Inclusive, esses fardamentos podem mudar para a realização de atividades esportivas, até porque criança gosta de brincar e se divertir.