Procurar estabelecer uma gestão de qualidade em um restaurante é fundamental, pois isso atua como uma régua para medir como está sendo feito e entregue os serviços oferecidos pelo estabelecimento.
Desde o atendimento, passando pelos padrões dos pratos, controle do estoque, armazenamento dos mantimentos, até as ações realizadas pelos funcionários.
Entretanto, implantar ações que procurem melhorar a gestão de restaurantes pode ser um desafio, uma vez que isso envolve muito planejamento e tempo.
Para auxiliá-lo no que fazer, separamos algumas dicas de atitudes e métodos que devem ser adotados para garantir a melhor gestão de qualidade no seu restaurante.
Determine planos de ação
O primeiro passo é realizar uma análise criteriosa de como ocorrem os processos internos do seu estabelecimento e identificar o que pode ser melhorado. A partir disso, deve-se pensar em planos de ação para aprimorar esses pontos, traçando objetivos e metas a serem cumpridos.
Ao elaborar esse plano, lembre-se de levar em conta o tempo que será necessário para que essa mudança possa ser implementada e adotada por toda a equipe. Essas alterações, por menores que sejam, necessitam de tempo para que os funcionários e os próprios clientes possam se acostumar às novas regras.
Outro ponto é que as mudanças propostas pelo plano precisam ter embasamento técnico, algo que servirá como pilar para as mudanças e também estabelecer futuras estratégias. Tudo o que for acordado com a equipe precisa ser documentado, estando em um arquivo que registrará todos os passos das ações previstas.
Padronização
A padronização é um elemento indispensável para assegurar uma boa qualidade de gestão.
Estabelecer parâmetros de padronização em diferentes áreas do seu restaurante é fundamental para garantir o aumento da produtividade, ter a redução de custos, aprimorar a gestão de unidades e fornecedores e, assim, conseguir uma valorização da marca.
Conheça alguns setores e procedimentos que podem se beneficiar com a adoção de uma padronização.
Atendimento
Um dos pontos-chave para garantir uma gestão de qualidade é criar um bom padrão de atendimento. Cada funcionário irá atender de um jeito, entretanto, é possível criar um modelo que sirva como guia para orientar como proceder com os clientes.
Isso deve incluir as diversas interações possíveis com o consumidor, como:
- Recepcionar;
- Fechar a conta;
- Oferecer novidades do cardápio;
- Entre outras ações.
Outro ponto-chave é treinar a equipe sobre o que deve ser feito em casos extremos, como quando o cliente falta com respeito com a equipe ou até mesmo se torna mais violento.
Cozinha
Também é importante implementar uma gestão de qualidade na área de cozinha, pois isso é algo que impacta no resto do estabelecimento. Em cozinhas com alta demanda, é comum que algum prato saia diferente do que foi pedido ou que não combine com a imagem do anúncio.
Entretanto, isso é algo que o cliente não perdoa e que pode desmoralizar a marca, passando a impressão de falta de qualidade, profissionalismo e desleixo.
Dessa forma, deve-se definir um padrão sobre como os pratos são servidos, a temperatura de cocção, os equipamentos utilizados em cada receita e a quantidade de ingredientes no preparo.
Esse detalhamento será crucial para orientar a equipe da cozinha a entregar um serviço de qualidade.
Estoque
A padronização no controle de estoque de ingredientes também é importante e isso pode ser aplicado de forma simples.
A partir da adoção de um sistema automatizado para gerir esse setor, ficará mais fácil controlar a quantidade de itens disponíveis no estoque, além de auxiliar o setor de vendas sobre o que precisa ser comprado, não deixando a cozinha desabastecida.