Saiba por que você não deve acreditar em testes de internet!

É comum que as pessoas e empresas busquem por teste comportamental para traçarem os melhores perfis de candidatos para suas posições. Mais do que isso, é comum que diversos testes sejam disponibilizados online e que as pessoas façam para entender melhor sobre seu perfil profissional ou pessoal.

Mas será que esses testes são realmente confiáveis e devem ser levados em consideração? Vamos falar um pouco sobre eles e porque você deve tomar cuidado com as ofertas na internet!

 

Teste de personalidade e comportamental

É importante ter em mente que, quando falamos sobre personalidade, estamos nos referindo às características intrínsecas de cada indivíduo que definem seus padrões de pensar, sentir e agir.

Esse conjunto de características surge por um processo gradual, longo e complexo, portanto, não é algo definido em apenas poucas escolhas e respostas na rede, certo?

Sendo assim, um teste de personalidade é uma ferramenta que revela esses traços de cada indivíduo e há uma grande variedade de testes que utilizam técnicas diversas e consideram fatores diferentes dentro da construção da personalidade.

Dentre tantas possibilidades desses testes, cada um pode dar uma resposta e todos são válidos, desde que respaldados pelo Conselho Federal de Psicologia.

Ou seja, os testes devem ser aplicados apenas por profissionais e sua aplicação, correção e interpretação é feita por pessoas qualificadas e que saibam lidar com as mais diferentes questões e características apresentadas pelo indivíduo na hora de suas respostas.

Se estamos falando que os testes exigem respaldo de profissionais, evidentemente, eles não podem apenas ser aplicados de forma rápida e por qualquer site, não é mesmo?

É justamente por isso que as pessoas não devem se prender aos resultados de testes que fazem de forma rápida e sem acompanhamento, afinal, sem respaldo profissional não é possível dar veracidade e confiabilidade total no teste realizado.

 

Perfil comportamental

Muito comum nas redes, em processos e no dia a dia dos colaboradores, o teste de perfil comportamental representa a forma utilizada para compreender as posturas adotadas por alguém diante de determinados estímulos.

Dessa forma, é um modo de entender e identificar qual será a reação do indivíduo diante de uma situação específica.

Essa ferramenta é muito utilizada pelas organizações para identificar as forças e fraquezas de seus profissionais. Com o uso de diversas técnicas e metodologias, é possível avaliar as reações de cada colaborador diante de inúmeras situações, minimizando os erros e potencializando os resultados.

Existem diversas metodologias de análise que permitem entender mais sobre o perfil comportamental de cada profissional, sendo que as mais conhecidas são a DISC e PDA.

 

DISC

A metodologia DISC avalia o comportamento das pessoas em um certo ambiente e é baseada na teoria desenvolvida pelo psicólogo William Moulton Marston. É uma das mais conhecidas nessa área e amplamente utilizada em processos de recrutamento e seleção.

O teste tem esse nome porque acredita em quatro traços básicos de comportamento nas pessoas: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Complacência (C).

 

PDA

O PDA (Personal Development Analysis) é uma ferramenta que analisa o perfil comportamental das pessoas, identificando os potenciais e as áreas que precisam de desenvolvimento.

Essa metodologia também está baseada na teoria de Marston, resgatando os princípios básicos dessa abordagem. Por isso, o PDA é robusto e profundo em suas análises e relatórios, priorizando a individualidade dos perfis.

É natural que esse tipo de perfil seja aplicado em seleções online e em testes de recrutamento e é perfeitamente normal, afinal, eles são avaliados junto a outros critérios e essa não é a única forma de determinar sobre uma pessoa.

Porém, como dissemos, é preciso tomar cuidado com esses testes realizados já que eles necessitam de acompanhamento profissional para os resultados certeiros e confiáveis.

Todo mundo gosta de fazer testes online, mas é preciso saber que existe uma linha tênue entre a realidade e veracidade daquele resultado, certo?

Lembre-se que ter profissionais e pessoas prontas para situações é o melhor dos caminhos e não se deixe levar por resultados que a rede te proporciona!

Você costuma fazer testes online ou já fez alguma para se candidatar a alguma vaga? Fique atento aos seus resultados, mas não se baseie apenas neles, certo?