Saiba quais são os principais KPIs para seu negócio

Você sabe o que são KPIs e qual a sua importância para os negócios? 

Neste guia, vamos falar exatamente sobre isso, apontando quais são os principais indicadores que podem ser aplicados para conhecer melhor o seu negócio e aprimorar suas estratégias.

O que são KPIs

Vamos começar pelo conceito. KPI é uma sigla para a expressão Key Performance Indicator, que traduzido do inglês, significa “indicador-chave de performance”. São números ou percentuais sobre um negócio.

Existem diversos indicadores disponíveis, cada um deles relacionado a um aspecto diferente da empresa. Os indicadores servem para orientar os gestores e administradores, revelando como a empresa está se saindo no mercado.

Para cada área da empresa, existe um indicador específico que pode ser aplicado. 

Por exemplo, existem indicadores financeiros, indicadores sobre o desempenho, indicadores sobre a rotatividade interna, entre outros.

Quais são os principais indicadores para empresas

Agora que falamos sobre o conceito de indicadores, vale a pena abordar alguns dos principais e mais usados pelas empresas. Descubra as métricas que podem te ajudar a entender melhor o seu negócio.

Indicadores de capacidade

São indicadores que revelam a relação existente entre a quantidade desejada da produção e o tempo gasto para a produção desse número.

Esse indicador é usado, por exemplo, pelas montadoras, para que possam determinar a sua capacidade de produção durante certo período, além de calcular a quantidade de veículos que serão entregues ao mercado.

Indicadores de produtividade

Já os indicadores de produtividade indicam a capacidade de operação de acordo com os recursos disponíveis na empresa. 

Por exemplo, pode ser calculada a produtividade de um funcionário, com base no tempo que ele leva para executar cada uma das tarefas.

Esses indicadores são considerados indispensáveis para qualquer empresa, na medida em que a produtividade é o que define os resultados empresariais. Quanto mais produtivo for um negócio, maior a sua capacidade de gerar receita.

Indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade se baseiam na relação entre o volume de produtos que foram produzidos e a quantidade desses produtos que está apta para a comercialização.

Vamos supor, por exemplo, que 20% dos produtos estejam com defeito de fabricação. Esse número indica que podem existir falhas graves no processo de fabricação, resultando em uma taxa de qualidade deficiente, de apenas 80%.

Indicadores de lucratividade

Esse indicador financeiro está diretamente relacionado com o faturamento da empresa em determinado período.

Quanto maior a taxa de lucratividade, melhor será o resultado da companhia.

Por exemplo, se o custo total de produção for de R$100.000,00 e o valor de venda dos produtos for de R$200.000,00,  a lucratividade será de 100%. Todos os custos internos, no entanto, devem ser computados, para que o valor reflita o lucro real.

Indicadores de competitividade

São espécie de indicadores mais subjetivos, que dizem respeito a posição de mercado ocupada pela empresa, com relação a outros players que atuam no mesmo segmento. 

Podem ser usados para referência o faturamento e critérios de mercado.

Indicadores de rotatividade

São indicadores que determinam a taxa de rotatividade dentro da empresa. Ou seja, o percentual de pessoas que, após ingressarem para os quadros da companhia, acabam saindo da empresa por algum motivo.

Uma rotatividade elevada pode indicar que a empresa possui um clima organizacional deficiente, que o ambiente de trabalho não é produtivo ou estimulante o suficiente. 

A partir desses indicadores, é possível melhorar a estrutura interna.

Como usar os KPIs

Para usar os indicadores é preciso, em primeiro lugar, definir quais deles são os mais adequados para a realidade da sua empresa. 

Cada companhia precisa de dados de mercado diferentes, devendo adaptar os indicadores com base em suas necessidades.

A maioria dos indicadores podem ser operados com programas simples, como o Excel. Essa é uma das ferramentas mais poderosas para fazer o controle de parâmetros, analisar dados e realizar a gestão do negócio.

Por isso mesmo, o curso de Excel é excelente para quem deseja operar com os KPIs. Essa ferramenta permite criar planilhas de forma rápida e dinâmica. É eficiente para os indicadores de qualidade, de desempenho, financeiros e muitos outros.

Conclusão

Agora você sabe quais são os principais indicadores para empresas. Os KPIs são muito importantes, na medida em que orientam os gestores na tomada de decisão. 

Por isso mesmo, vale a pena ficar sempre de olho em cada um deles para o bom desempenho do seu negócio.