As otimizações dos mecanismos de buscas, mais conhecido como SEO, tem diversas variações, cada uma especializada em fatores únicos para tornar o seu site mais acessível ao público, por meio dos buscadores. Uma delas diz respeito à qualidade do próprio site, como é o caso do SEO Técnico, voltado justamente para a experiência do site de forma geral.
Por definição, o SEO Técnico é uma área voltada para a otimização do site em seus aspectos estruturais. A intenção é não só deixá-lo mais rápido, sendo esta uma exigência do Google hoje em dia, como também deixá-lo mais fácil de ser usado pelo público, o que também conta como um fator importante em seus projetos virtuais.
Se você busca uma maneira de tornar o seu site melhor e mais amigável para o Google, o SEO técnico é um aliado importante para seus projetos.
Como funciona o SEO Técnico?
Em essência, o SEO Técnico trabalha nas otimizações do site de uma forma geral, buscando uma melhor facilidade de indexação em plataformas como o Google, e além, como é o caso do Bing, por exemplo.
Entre as táticas mais comuns para agir de maneira adequada nesse segmento, estão ações como as seguintes:
- Otimizar imagens para ter um espaço menor em tamanho;
- Limpar o código de formatação dos textos (HTML)
- Ter menus dinâmicos para transição.
- Navegabilidade prática para o usuário final (UX)
- Construção de um site com o menor tempo de carregamento.
Todas elas têm uma função principal: tornar as páginas de um site cada vez mais rápidas. Hoje, esse fator é fundamental por sugestão do próprio Google: em 2021, a atualização conhecida como Core Web Vitals passou a priorizar o carregamento de página, principalmente no mobile, como fator principal de ranqueamento, junto à qualidade do conteúdo.
Com uma concorrência cada vez maior, e exigências cada vez mais complexas, ter como investir em práticas que tornem seu site mais agradável de assistir são primordiais.
Táticas importantes para reforçar a qualidade do seu site
Se você ainda não investiu em SEO técnico, e deseja começar suas práticas de forma consciente até ter um profissional especializado em sua equipe, aqui vão algumas práticas que podem auxiliá-lo a começar. Elas podem gerar alguns resultados de início, porém lembre-se que SEO está relacionado à própria evolução e experiência de uso, o que pede sempre por adaptações.
1 – Invista em segurança com SSL
Esse é o básico de todo site que preza pela qualidade de experiência para os usuários. Mais do que um certificado no rodapé da página inicial,é fundamental que ele esteja no padrão de segurança atual, o SSL, ou HTTPS. Sem isso, o site acaba mal avaliado pelo Google.
2 – Otimize o código do seu site
Essencialmente, é trabalhar no site para que seja rápido tanto para o uso do público, como para o Google compreender como funciona o site de uma maneira polida. Hoje, existem ferramentas que auxiliam na estruturação de códigos mesmo para leigos, e caso ainda não seja do seu conhecimento, tente iniciar essas otimizações com a parte textual
3 – Aposte no linkbuilding
Dentro do SEO, o linkbuilding é uma prática muito saudável para aumentar o tempo de permanência do usuário no site e melhorar o seu aspecto técnico. O linkbuilding faz uma ligação entre as páginas de maneira orgânica, com um link indicando a outro de forma a levar o usuário a sempre saber mais. Uma estratégia de linkbuilding bem estruturada ajuda no crescimento do site.
4 – Invista em arquitetura de site
Arquitetura da informação é uma vertente muito importante para a formulação dos sites. É através dele que toda a estrutura e organização são detalhadas, o que na prática representa uma ótima forma de investir em SEO técnico, tornando o site prático e eficiente desde sua base.
5 – Sempre faça testes
Para ter sucesso, todo produto precisa de testes, e com o SEO técnico não é diferente. Se você investe em testes para garantir que as otimizações e mudanças estão surtindo efeito, melhores serão seus resultados, e melhores serão suas atividades
Conclusão
O SEO Técnico representa uma grande oportunidade de investir no site de uma maneira consciente. Ao trazer uma melhor experiência para usuários e para os mecanismos de busca, as chances de sucesso e de um melhor ranqueamento orgânico são muito maiores. E os investimentos são melhor mitigados a longo prazo.
Texto originalmente produzido pela equipe da Sinalizeweb, especializada em SEO, assessoria de marketing digital, e outras soluções Web.