Sabe aqueles cabelos tão sedosos que parecem de comercial de shampoo? A aparência é só um reflexo de que os fios estão fortes e saudáveis. Já um cabelo que quebra e cai com frequência tem fios que estão pedindo por cuidados. Se esse é o seu caso, está no texto certo para mudar isso.
Existem várias formas de cuidar de um cabelo enfraquecido, até porque são diversos os fatores que podem estar causando o problema. Uma delas é usar produtos com colágeno, substância que fortalece e dá sustentação aos fios. Mas os nossos hábitos, inclusive alimentares, também têm tudo a ver com isso.
Em alguns casos, pode ser necessário procurar a ajuda de um profissional para entender o que está deixando os seus fios fracos. Mas, para a maioria das pessoas, esses cinco cuidados são suficientes para desfilar por aí fios que esbanjam saúde.
Cuide da alimentação
Sabe aquele prato colorido que a sua mãe vive dizendo que você precisa ter? Ele faz bem para todo o seu corpo, do dedão do pé ao fio do cabelo. É por isso que essa dica é a primeira da lista.
Para ficar forte e brilhante, seu cabelo precisa de várias vitaminas, ômega 3 e minerais. E o jeito mais fácil de disponibilizar tudo isso para o fio é através da comida.
Os suplementos alimentares com fórmulas desenvolvidas para fortalecer os cabelos ou com os nutrientes que ele precisa também podem ser boas ideias. Se você tem alguma restrição alimentar ou nem sempre consegue o tal prato colorido, principalmente.
Hidrate com regularidade
Assim como o que a gente come, o que a gente bebe também importa. O motivo é que os fios precisam estar bem hidratados para ficarem fortes e bonitos, e tomar água suficiente é uma das formas de fazer isso.
Além dessa hidratação, é recomendado fazer uma com cremes para os fios a cada quinze dias ou pelo menos uma vez por mês. É uma boa ideia escolher produtos com fortalecedores na fórmula e adequados ao seu tipo de cabelo.
Invista em produtos específicos
Existem várias opções de cremes específicos para acabar com a quebra dos fios e, se você está com esse problema, invista neles. O colágeno, por exemplo, é bom para a restauração do fio, já a taurina melhora a resistência. Enquanto isso, a creatina ajuda a fortalecer, e as ceramidas restauram a cutícula.
Evite produtos químicos e excesso de calor
Chapinha, secador, tintura e produtos para alisamento e descoloração estão entre os motivos que podem causar o enfraquecimento e a quebra dos fios. Por isso, se o seu cabelo está dando esses sinais, o melhor é maneirar no uso de tudo que pode fragilizá-lo ainda mais.
Mesmo que o seu cabelo esteja forte e saudável, você deve usar tudo isso com moderação, justamente para manter os seus fios assim. Mas se o cabelo está fraco, melhor trabalhar o fortalecimento antes de passar por qualquer procedimento que possa ser agressivo.
Lave os cabelos com frequência
Se os seus fios são secos, você não deveria lavar os cabelos todos os dias. Mas é falsa a crença de que lavar o cabelo faz mal. Na verdade, faz bem. A boa higienização dos fios é essencial para não entupir os folículos capilares e também para retirar as impurezas com as quais eles entram em contato no dia a dia.
O ideal para quase todo mundo é lavar dia sim, dia não, com água não muito quente, já que a temperatura alta pode fragilizar os fios. Lavar os cabelos ajuda não só a combater o enfraquecimento como também estimula o crescimento dos fios.