Os óculos de sol além de serem belos acessórios também são indispensáveis para a saúde dos seus olhos. Por isso, neste artigo vamos dar dicas de como saber se as lentes dos seus óculos de sol possuem as devidas proteções ou não.
A melhor maneira de saber se os óculos de sol possuem proteção ultravioleta é procurar rótulos, principalmente rótulos com proteção UV 400 ou 100% contra os raios UVA e UVB. Você pode levar seus óculos de sol a um oftalmologista ou realizar alguns testes simples para saber se bloqueiam os raios ultravioleta.
Qual a importância da proteção UV?
A exposição à radiação ultravioleta do sol pode causar danos aos olhos e à visão.
Essa exposição excessiva à luz também está associada a várias doenças e problemas oculares, como: queimaduras solares na córnea, danos ao tecido retiniano, degeneração macular e crescimento anormal na superfície do olho.
Em especial a catarata, estudos comprovam que quanto mais tempo as pessoas ficam no sol alinhado ao envelhecimento, maior as chances de ter essa doença. E o uso adequado dos óculos de sol diminui o risco de cirurgia de catarata.
Óculos de sol que bloqueiam 100% da radiação ultravioleta fornecem a melhor proteção contra esses riscos à saúde. Use seus óculos sempre que estiver ao ar livre, mesmo em dias nublados. Embora as nuvens bloqueiam parte da luz visível, isso não impede que os nocivos raios ultravioletas atinjam a superfície da Terra.
Quanta proteção UV os óculos de sol devem ter?
Idealmente, você precisa de óculos de sol com proteção UV 400. Isso garante que as luzes com comprimentos de onda de até 400 nanômetros sejam impedidas. São considerados óculos de sol com proteção UV aqueles que suas lentes bloqueiam de 75% a 90% da luz visível ao olho e impedem 99% da luz não visível, da radiação ultravioleta.
Além disso, óculos de sol com lentes maiores ou armações circundantes podem fornecer melhor proteção e evitar que os raios ultravioletas entrem nos olhos de todos os ângulos.
Os óculos escuros têm melhor proteção?
A cor não está relacionada ao nível de proteção, a tonalidade e intensidade da cor da lente é apenas um indicador para saber quanto e que tipo de luz visível ela pode bloquear. Por exemplo, tons mais claros aumentam o contraste e os tons mais escuros auxiliam a inibir os reflexos, já as lentes mais acinzentadas diminuem o brilho
Na verdade, as lentes mais escuras sem a devida proteção UV são mais prejudiciais à saúde dos seus olhos, pois sua pupila irá dilatar como se não estivesse usando óculos. Se você deseja usar óculos de sol com lentes escuras, certifique-se de que eles também fornecem proteção UV 400.
Como testar óculos de sol para proteção UV
A primeira opção é ir até o seu oftalmologista. As lentes que são capazes de bloquear esses raios nocivos são revestidas de materiais que absorvem a radiação, e são identificadas por um equipamento chamado fotômetro dentro do próprio consultório médico.
Outra opção é um teste simples que pode ser feito em casa, você precisa de uma lanterna ultravioleta e uma nota de dinheiro. Ilumine-se com a lanterna ultravioleta- através das lentes o papel moeda, se as fibras do papel brilharem mesmo com as lentes então esse par de óculos não possui proteção suficiente para o uso seguro.
Fique atento também com os seus óculos antigos, muitos não eram feitos com os materiais de hoje, por conta do avanço tecnológico. Outro detalhe importante são as lentes arranhadas, muitas vezes o material de proteção é danificado.
Sempre teste seus óculos de sol e certifique que eles possuem proteção 100% UV. Visite um oftalmologista ou uma ótica perto de você.
Conteúdo produzido por QMIX Digital