Um dos desejos de muitos gestores de clínicas médicas é poder ter o controle de todos os procedimentos que estão sendo realizados. Isto inclui a qualidade dos atendimentos, o fluxo do financeiro da clínica, o bem estar dos funcionários e se a infraestrutura realmente está acolhedora.
E diante deste cenário, o uso de um software médico pode realizar não só este desejo, como alavancar a produtividade da clínica e torná-la um sucesso frente aos concorrentes.
Isto porque todos estes procedimentos são integrados em uma única plataforma que consegue simplificar as tarefas de rotina como, por exemplo, o controle da agenda até aquelas tarefas mais complexas como a extração de um relatório de movimento de caixa ou conta.
É notável que o êxito que uma clínica conquista se dá pelo de um conjunto de ações que andam bem alinhadas, como boa administração, forte relacionamento com os pacientes e uma gestão eficiente, é claro.
Diante disso, é preciso que todo o trabalho da clínica, e até mesmo do próprio médico, seja bem distribuído em diferentes funções para que cada um possa se concentrar e ter mais tempo para executar cada tarefa. Enquanto o software médico agiliza, otimiza e automatiza a gestão de cada setor.
O que resulta em um atendimento de excelência ao cliente, além de potencializar todos os resultados do negócio da saúde. Diante disso, 5 dicas foram compiladas que podem ajudar profissionais da saúde a maximizarem os resultados. Acompanhe abaixo.
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Reconheça a tecnologia como aliada
Reconhecer o uso da tecnologia dentro do setor da saúde é fundamental para garantir a qualidade de vida dos pacientes e dos médicos. E muitos profissionais da saúde ainda não possuem o entendimento do quanto ela pode ajudar. Por exemplo, a produção artificial de células humanas, novos medicamentos e uma plataforma de telemedicina são alguns exemplos de como estas inovações têm ajudado no desenvolvimento do trabalho de diversos profissionais ligados à saúde.
Se há a compreensão de entregar um tratamento eficiente e integrado ao paciente o investimento em novas soluções tecnológicas, como um software médico de gestão é essencial para ajudar a entregar este resultado. A telemedicina, por exemplo, tem ajudado milhares de profissionais da saúde a continuarem o tratamento e orientações com os pacientes à distância.
Mas para começar esta prática, é necessário pesquisar por uma plataforma de telemedicina que proporcione segurança e garanta que a experiência entre médico e paciente seja fluida e humanizada.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM) a telemedicina consegue fazer com que o tratamento do paciente seja eficiente e ágil e permite que o médico personalize o tratamento de acordo com o perfil do paciente.
Outras vantagens é que o acesso à saúde passou a ser mais democratizado, houve uma significativa redução nos custos, o médico pode continuar o tratamento da onde estiver e todos os dados dos pacientes e médicos estão devidamente resguardados.
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Tenha todos os processos monitorados e otimizados
É de praxe saber que a maioria das empresas funcionam adequadamente com base em processos que são estabelecidos por colaboradores de cada área. Em uma clínica médica este fluxo não é diferente. Por exemplo, existem as práticas de recepção, triagem, pré-atendimento, consulta, diagnóstico, tratamento e monitoramento.
Dá para perceber que existem diversas etapas nas quais o suporte médico é envolvido e qualquer falha que aconteça pode comprometer o tratamento com o paciente. O sistema para consultório possibilita que os gestores da clínica mapeiem e monitorem cada etapa dos processos, os ajudando a identificar possíveis falhas e gargalos que estejam comprometendo a produtividade da clínica.
Através da ajuda de um sistema para consultório, este monitoramento deve ser constante para que cada etapa da clínica possa estar sempre crescendo.
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Ganhe flexibilidade com a agenda digital
Agendas físicas conseguem de uma certa forma comprometer a produtividade da clínica por ter uma limitação nos dados. Um sistema para consultório consegue realizar toda a integração de uma forma que controle diário da agenda funcione perfeitamente para a clínica médica e contribua para a melhora na interação entre recepcionista e médico.
Ademais, ela atualiza em tempo real remarcações ou cancelamentos de pacientes, além de ajudar na gestão de filas de espera. Isso evita que existam grandes gargalos na agenda do médico.
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Busque saber sobre as necessidades do público
Toda clínica médica possui uma estrutura de processos e atendimentos. Isso varia de acordo com o público que é atendido. Então a chave é conhecer as necessidades e o perfil dos pacientes para poder entregar um atendimento de qualidade, porque assim, eles vão se sentir ouvidos e acolhidos e a vontade de retornar ao estabelecimento será certa.
Um exemplo claro é a consulta geriátrica, muitas vezes pacientes de idade vão acompanhados dos filhos ou netos e possuem uma certa dificuldade de lidar com processos tecnológicos. Se torna fundamental a assistência do atendimento neste momento.
Pois se o paciente tiver problemas ao preencher uma ficha cadastral de autoatendimento, isso possivelmente poderá desencadear outras complicações, resumindo em uma péssima experiência e afetando a reputação da clínica.
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Qualifique a sua equipe
Para um software médico ajudar no sucesso da clínica, a equipe também precisa estar engajada e entender os benefícios que ele pode oferecer. Então é fundamental que os gestores separem um tempo para treinar a equipe de cada setor a fim de que esteja devidamente qualificada no uso do software e possa usufruir dos recursos no dia a dia e aplicá-los com propriedade.
As inovações dentro da área da saúde vieram para ajudar no sentido de automatizar processos para que a equipe ganhe tempo e possa centrar a atenção na pessoa mais importante: o paciente. Mas se os funcionários da clínica não estiverem engajados com o software, os atendimentos podem ser lentos e o número de reclamações dos pacientes aumentar.
Outro ponto importante, é que os gestores também devem receber treinamento e serem capacitados para lidarem com situações de emergência, atrasos, sensibilidade do paciente e entre outros.
Como o software médico do Shosp pode maximizar os resultados da clínica
Ao longo do artigo foi bastante discutido o assunto a respeito dos benefícios que a tecnologia pode trazer para clínicas médicas. Ficou claro o quanto um software médico de gestão pode ajudar neste processo. Caso o gestor entenda que é chegada a hora de implementar ou conhecer esta solução, o Shosp consegue suprir estas necessidades que a clínica enfrenta na rotina.
É um software médico completo com agenda digital integrada ao prontuário, plataforma de telemedicina mais segura do mercado, sistema financeiro completo e ainda com um módulo inteiramente dedicado ao relacionamento com o paciente.
Neste último, o gestor poderá saber com detalhes o que os pacientes estão pensando sobre a clínica e o atendimento e a partir disso conseguir montar um plano de ação. Se quiser conhecer mais, acesse o site ou solicite um contato com um dos consultores comerciais para eventuais dúvidas.