A sustentabilidade no ambiente corporativo é um tema que vem ganhando cada vez mais relevância.
O motivo principal para isso são as crescentes demandas de uma ampla parcela da população (acionistas, funcionários, clientes, governo, mídia, entre outros) para que as organizações adotem e implementem práticas de gerenciamento responsáveis.
A segunda principal razão é que agora as companhias estão mais cientes das consequências de suas práticas no meio ambiente.
Assim sendo, a sustentabilidade passa a ser vista como parte essencial do desenvolvimento de estratégias de negócios.
É inegável que muitas empresas de diferentes setores foram capazes, direta e indiretamente, de obter valor como resultado do envolvimento em atividades relacionadas à sustentabilidade.
Continue a leitura para saber como isso é possível, além de entender mais a fundo porque a sustentabilidade no ambiente corporativo é tão importante!
O que é, de fato, a sustentabilidade no ambiente corporativo?
O desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade foram formalmente apresentados pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O objetivo foi propor uma agenda para examinar e orientar o ambiente, bem como o desenvolvimento global.
Esse tema, que inicialmente era uma retórica política, transcendeu para muitos campos de estudos e práticas de negócios.
Nesse sentido, a sustentabilidade no ambiente corporativo surge como uma abordagem que leva em consideração os impactos ambientais, sociais e econômicos das atividades de uma empresa.
Isso implica no desenvolvimento e aplicação de políticas e ações efetivas que visem à redução da degradação do meio ambiente, e que busque causar um efeito positivo na sociedade como um todo.
Por que se preocupar com a sustentabilidade?
À medida que a mudança climática global continua avançando em níveis rápidos e alarmantes, a sustentabilidade no ambiente corporativo se torna mais importante do que nunca.
Por isso, as empresas devem fazer o que estiver ao seu alcance para otimizar o uso de recursos, como energia elétrica, água, papel, etc.
Com isso, as companhias só têm a ganhar.
Primeiro porque ações efetivas de sustentabilidade, na maioria das vezes, ajudam as empresas a reduzirem despesas.
Segundo, essas ações podem criar engajamento em seus colaboradores.
Trabalhar em uma empresa que tem compromisso com a sustentabilidade, certamente, é um fator motivacional para muitas pessoas. E, como se sabe, pessoas motivadas são mais produtivas.
Como promover a sustentabilidade no ambiente corporativo?
Confira a seguir algumas ações que sua empresa pode adotar para promover a sustentabilidade no ambiente corporativo.
1 – Conscientização e sustentabilidade
O primeiro passo para ter um ambiente corporativo mais sustentável é conscientizar colaboradores e terceiros sobre a importância do tema.
É importanteapresentar os dados levantados pelas entidades competentes, além de ressaltar que o compromisso com a sustentabilidade no ambiente corporativo e também fora dele é uma obrigação de todos.
2 – Endomarketing e sustentabilidade
Também conhecida como marketing interno, essa é uma estratégia altamente eficaz para motivar colaboradores.
Nesse sentido, aqui vale investir em uma comunicação simples e criativa para informar seus colaboradores sobre as ações que estão sendo tomadas pela empresa, quais os impactos causados, por que elas estão sendo adotadas, e como eles podem contribuir.
O endomarketing também pode ser utilizado para apresentar os resultados alcançados, as metas estabelecidas, e para solicitar comentários e possíveis sugestões.
Isso ajuda a manter seus colaboradores focados e engajados, além de reforçar o compromisso da empresa com a sustentabilidade no ambiente corporativo.
Como já mencionado, isso contribui para a motivação dos colaboradores e, consequentemente, a produtividade, além de reduzir o índice de turn-over.
3 – Novas tecnologias
Nos últimos tempos, as empresas vêm passando por uma intensa transformação digital.
Dentre outras coisas, isso implica na diminuição da necessidade de equipamentos.
No setor de TI, por exemplo, hoje pode ser empregada as técnicas de virtualização, o que acarreta em um uso otimizado de computadores, servidores e outros equipamentos.
Da mesma forma, as soluções em nuvem, como sistemas ERPs e armazenamento, também reduzem a necessidade de compra de servidores e equipamentos de backup.
Com isso, você pode ter um data center menor, com menos equipamentos de resfriamento, etc. Nesses poucos exemplos, o impacto no consumo de energia elétrica já pode ser muito relevante.
Outras tecnologias que contribuem para a otimização do uso de recursos são dispositivos da “Internet das Coisas”, dotados de sensores e conectados com outros equipamentos, a fim de garantir maior eficiência energética.
Você tem à sua disposição, por exemplo, algum dispositivo para controlar a iluminação e a temperatura, que podem desligar luzes e ar-condicionado em ambientes sem a presença humana.
4 – Adaptação de estruturas
Outra forma interessante para promover a sustentabilidade no ambiente corporativo é por meio da adaptação de estruturas.
Você pode ter mudanças em diferentes graus. Por exemplo, é possível adaptar sua arquitetura para ter um melhor aproveitamento da luz solar e reduzir a necessidade de manter as luzes acesas.
Outra opção é criar estruturas de reaproveitamento de água ou mudanças menores, como instalação de cestos de coleta seletiva, torneiras com controle do fluxo de água, entre outros.
5 – Hábitos sustentáveis
Sua empresa pode contribuir com ações que visam conscientizar seus colaboradores, e também incentivá-los a ter hábitos mais sustentáveis.
O setor de RH, por exemplo, pode criar um programa de caronas para aqueles que moram em regiões próximas, ou ainda incentivar o dia sem carro com certa periodicidade.
Outra ação possível é distribuir canecas ou copos, que podem ser customizados com a logo da empresa, para inibir o uso de copos plásticos.
Também é possível fornecer uma cozinha com utensílios para o preparo de chás e cafés, reduzindo o consumo de itens descartáveis.
Agora você já sabe um pouco mais sobre a importância da sustentabilidade no ambiente corporativo, e algumas formas de promovê-la em sua empresa.
Você já utiliza alguma dessas ações? Conhece outras que sejam eficazes e que não foram citadas?
Compartilhe conosco nos comentários e vamos todos juntos contribuir para uma sociedade melhor!
Conteúdo produzido pelo parceiro Cake ERP.