A última década viu mudanças radicais no setor, desde a automação avançada até a revolução de dados impulsionada por dispositivos conectados. A fábrica conectada baseada em sistemas “inteligentes” implica um novo modo de organização e dá origem a novos desafios econômicos. Tudo isso graças à tecnologia industrial!
A transformação digital, ou seja, a capacidade de uma empresa integrar tecnologias digitais em suas atividades, fornece respostas estratégicas para se manter competitiva em um mercado cada vez mais volátil e marcado pela incerteza.
IA e tecnologia industrial: o advento dos humanos aumentados
A inteligência artificial (IA) vai revolucionar o setor, por meio de tecnologias de aprendizado de máquina e aprendizado profundo usadas em vários aplicativos para transformar processos.
A IA poderia, assim, aumentar a lucratividade em 38% em média e até 2035, e aumentar o valor agregado bruto (VAB) em +14 trilhões de dólares. Além disso, a tecnologia industrial também mostra um crescimento projetado de 95% na adoção de IA nos próximos dois anos.
42% das empresas industriais já utilizam essa tecnologia para personalizar a experiência do cliente, automatizar tarefas e reduzir o impacto de elementos subjetivos na tomada de decisão.
No setor industrial, as oportunidades de IA são ricas e variadas. Sistemas de gerenciamento de negócios e objetos conectados geram gigabytes de dados todos os dias que os humanos sozinhos não conseguem interpretar.
A IA dará sentido a essa massa de dados e criará valor, transformando-a em informações úteis. Uma ferramenta de tomada de decisão, a IA libera as pessoas de tarefas demoradas para reposicioná-las em um papel mais estratégico.
As promessas do 5G e tecnologia industrial
As redes de comunicação são a pedra angular da revolução dos dados. A nova geração de internet móvel, 5G, parece muito promissora por oferecer uma velocidade de conexão ultra rápida e eficiente.
As fábricas inteligentes do futuro poderão assim beneficiar de taxas de dados até 100 vezes superiores às do 4G, transmissão fiável, tempos de latência inferiores a um décimo de milissegundo.
O 5G forneceria uma resposta relevante para muitos casos de uso, quando os fluxos de dados são muito grandes, por exemplo, ou para conectar os chamados sensores IoT “móveis”, estes últimos com a vantagem de serem instalados/desinstalados em diferentes equipamentos conforme necessário para coletar os dados . Mas, como qualquer tecnologia, o 5G não está livre de fraquezas, principalmente em termos de segurança de rede.
Tecnologia industrial: a internet das coisas
A internet das coisas no setor industrial está se tornando onipresente na cadeia de suprimentos e na logística. A IoT refere-se a novas formas de conexões entre objetos e a Internet, lugares físicos e ambientes.
Para os fabricantes, a IoT oferece uma visão em tempo real de toda a cadeia de valor industrial: desde o design do produto usando a tecnologia digital twin, até o controle do processo de fabricação e o monitoramento da logística.
Em uma fábrica conectada e comunicante, a IoT está em toda parte; os sensores fornecem informações sobre o desempenho da produção e as condições de operação dos equipamentos; combinada com a IA, a IoT marca o fim das máquinas defeituosas.
A IoT também terá um impacto cada vez mais significativo na melhoria da gestão logística e atendimento ao cliente, traçando cada etapa da jornada de um produto durante o fornecimento, como sua localização, possíveis danos, operações de manutenção realizadas, entre outros recursos.
Com tecnologias como IA, 5G e IoT se tornando mais predominantes no setor industrial, os fabricantes estão recorrendo a parcerias para impulsionar a inovação digital e ir além da prova de conceito para a implementação.
Os principais fabricantes estão aproveitando as parcerias digitais a uma taxa muito maior do que seus pares. As empresas industriais mais bem-sucedidas embarcam em um projeto de transformação digital, e o fazem rapidamente, com um parceiro de confiança capaz de dar vida a esse projeto.
Além da implantação de soluções de IoT e tecnologias de aprendizado de máquina, o sucesso de uma abordagem de transformação digital está principalmente na capacidade de acomodar mudanças organizacionais, repensar processos para unir realidade física e virtual, mas também desenvolver seu modelo de negócios.
Quais são os benefícios da tecnologia para o setor industrial?
A indústria é o ponto de partida para qualquer mercado de trabalho. A produção inicia-se na indústria e, portanto, é fundamental que o meio se adapte às novas tecnologias.
Em primeiro lugar, a aceleração de processos e disseminação da informação no setor industrial é de suma importância para a competitividade. Portanto, ser competitivo significa ser lucrativo. Agregar a tecnologia industrial no meio de trabalho é fundamental, considerando a velocidade de produção em cadeia.
Em conclusão, os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes nos ambientes de trabalho e não poderiam ser diferentes com as fábricas e outros segmentos ligados diretamente à indústria.
Sendo assim, as possibilidades de lucratividade aliadas à aceleração de produção tornam o mercado cada vez mais inovador. Os recursos e ferramentas são extensos, e cabe aos gestores dar toda a atenção possível à tecnologia industrial.