Os livros e os títulos de filmes, mais do que uma divulgação, também servem para despertar o interesse do público. De nomes consagrados a trocadilhos bem pensados, o intuito é sempre informar, ou ao menos dar uma pista, do que será descoberto. O mesmo se aplica aos títulos de postagens, sejam elas em vídeos e em textos: quando bem feitas, os benefícios para o SEO são incríveis.
É um fato: um bom título para SEO combina técnica e criatividade, atendendo algumas condições importantes para validar sua qualidade para os buscadores, ao mesmo tempo que instiga o público a procurar pelas informações.
Fatores de relevância
Para fazer um título bem sucedido de SEO, é importante trabalhar nos seguintes aspectos:
- Pesquisa prévia de palavras-chave
- Máximo de 60 caracteres
- Palavra-chave preferencialmente no início do título
- Palavra de ação para direcionamento do público
- Atentar-se a detalhes como o título do site para os buscadores.
No intuito de facilitar, vamos estruturar cada um dos pontos para você.
Pesquisa prévia de palavras-chave
Essa é a base para conteúdos orientados para SEO. Existem diversos caminhos para estruturar uma palavra-chave legal para orientar no título e conteúdo, mas uma forma ideal de encontrar referências é através do próprio Google.
Ao pesquisar um termo geral (os chamados Head Tails), geralmente no rodapé da página há algumas sugestões de termos relacionados à pesquisa, e atualmente, ao longo do post, tem uma série de perguntas que são baseadas em outras pesquisas dos usuários. Essa é a forma mais simples de começar.
Máximo de 60 caracteres
Pode parecer um exagero, mas por incrível que pareça, o limite de 60 caracteres faz toda a diferença na produção de um bom título para SEO. Tecnicamente, isso é por conta do limite de caracteres que aparecem no título da SERP, que são os links disponíveis em qualquer pesquisa do Google.
Apesar de ser um tipo de restrição de certa forma grande, afinal pensar em um título curto pode ser um desafio, ele também abre possibilidades para trabalhar a criatividade, e melhor ainda, ser sucinto em ideias.
Palavra-chave preferencialmente no início do título
Seguindo a ideia mencionada acima, junto do limite de caracteres, é interessante trabalhar seus títulos de SEO com a palavra-chave logo no início. Com uma pesquisa bem feita, você irá perceber que o próprio termo já está pronto para se transformar em um título; em outros casos, você precisa ser criativo com as ideias.
‘Note que este é um ponto opcional. Se houver mais sentido para o público ter um título em que a palavra-chave não esteja no início, faça. O importante é que os demais fatores de SEO estejam corretamente ajustados.
Palavra de ação para direcionamento do público
Palavras de ação são bem comuns em campanhas de marketing e publicitárias. De forma sutil, elas dão sugestões, até mesmo ordens, que o espectador ou usuário siga ou não. O mesmo conceito se aplica a um título de SEO, com duas grandes diferenças.
A primeira é que o usuário, a depender do nível de interesse, já sabe como deseja procurar pelos termos de pesquisa, cabendo ao responsável pelo trabalho entregar o título de acordo. Novamente, o filtro para isso são as palavras-chave previamente pesquisadas.
Atentar-se a detalhes como o título do site para os buscadores.
Para finalizar, tem outros detalhes muito importantes que devem ser levados em conta para formar seu título de SEO. O nome do site, serviços oferecidos, entre outros detalhes, fazem muita diferença, além de fortalecer o ranqueamento do site como um todo.
A quantidade de variantes pode ser grande, mas tente ser sucinto também. No fim das contas, o mais importante é que uma mensagem bem passada faça toda diferença.
Conclusão
Fazer um título de projeto orientado para SEO se torna algo complexo quando a intenção é trabalhar todos os detalhes referentes ao conteúdo, com poucas palavras, e com uma mensagem de ação clara para chamar o usuário. Com tantos fatores relevantes, o ideal é buscar pela criatividade.
Com boas ideias, e sacadas que vão mudar a perspectiva do seu conteúdo, o título para SEO é o primeiro passo para os resultados das redes sociais.
Texto originalmente produzido pela equipe da Sinalizeweb, especializada em SEO, assessoria de marketing digital, e outras soluções Web.