Como aumentar o tráfego orgânico e pago de e-commerce?

trafego organico

Muitos donos de empresas estão tendo dificuldade para atrair mais visitantes para suas lojas virtuais, apesar de terem tentado várias estratégias sem sucesso. Eles estão buscando uma resposta para a pergunta importante: por que o tráfego da minha loja online não está aumentando?

A resposta é que, para obter um grande número de clientes, é essencial atender a certos requisitos básicos, independentemente do canal de publicidade usado. Se esses requisitos críticos não forem atendidos, seus anúncios on-line não serão bem-sucedidos e não gerarão a receita desejada, seja para uma nova loja virtual ou para aumentar a receita de uma já existente.

Existem diversos fatores que podem influenciar a eficácia dos anúncios PPC (Pago-Por-Clique) em aumentar a receita da sua loja virtual.

Para que os anúncios on-line realmente resultem em compras e não apenas visitas “inúteis” à loja virtual sem nenhuma transação de compra, cada loja virtual deve aderir aos requisitos básicos listados abaixo:

1 Usabilidade é o principal requisito – aparência agradável e de fácil utilização 

Para alcançar o sucesso, é fundamental construir uma base de clientes fiéis e engajados. Esses clientes dedicados são a base sobre a qual uma empresa pode crescer e prosperar. Portanto, a empresa deve projetar uma experiência de compra online que incentive a recorrência de compras, até para toalhas personalizadas. Os visitantes julgam as empresas do setor de comércio eletrônico com base em suas lojas on-line, portanto, é crucial que o tempo de carregamento da página seja rápido, que os clientes possam navegar no site com facilidade e localizar rapidamente as informações de que precisam e que as fotografias sejam de alta qualidade.

É fundamental que o processo de checkout da sua loja online seja simples de concluir, sem grandes empecilhos. O início do processo de pagamento deve ser facilmente acessível sem a necessidade de pesquisar na página do produto e deve haver um botão de adicionar ao carrinho bem visível.

Oferecer opções de pagamento online com cartão bancário é essencial para uma loja virtual. Além disso, é importante fornecer aos clientes a escolha entre uma opção de entrega mais cara, porém conveniente, ou uma opção mais barata.

Para obter sucesso em uma loja virtual, é crucial garantir que algumas páginas do seu site sejam carregadas rapidamente, idealmente em no máximo 2 segundos. Isso ocorre porque a taxa de conversão esperada do comércio eletrônico pode cair em até 50% se o tempo de carregamento ultrapassar os 3 segundos.

Para garantir uma boa experiência do usuário em sua loja virtual, é importante que ela seja responsiva, ou seja, capaz de exibir os elementos corretamente em qualquer tamanho de tela do celular. Além disso, o layout da loja deve ser organizado e os componentes individuais devem estar integrados, sem separações.

Para melhorar a usabilidade de uma loja virtual, é importante utilizar os componentes CTA(Call To Action) relevantes, tais como “adicionar ao carrinho”, “iniciar pagamento” e “remover do carrinho”, de uma forma visivelmente óbvia e fácil de usar. É essencial também que os elementos CTA sejam adequados para dispositivos móveis, com tamanho suficiente para que os usuários possam clicar neles, mesmo em telas de celular pequenas. Além disso, para exibir os produtos corretamente, é recomendável utilizar filtros apropriados na página de categoria do produto.

2 Forneça informações suficientes aos clientes da sua loja virtual

É importante mostrar o produto de vários ângulos e utilizar imagens de alta qualidade nas páginas de produtos. Além disso, é essencial oferecer a função de visualização virtual em sua loja online, especialmente para produtos como vestidos e sapatos.

As descrições de seus produtos devem ser precisas e informativas. Considere as perguntas que os compradores em potencial possam ter sobre o produto especificado (como material, garantia etc.). Crie uma seção de perguntas frequentes, uma postagem de blog educacional ou um guia de decisão com as perguntas mais frequentes e suas respostas para produtos complicados que precisam ser explicados. Crie um senso de transparência e confiança com seus clientes, dando a eles a chance de avaliar seus produtos, como por exemplo: acessórios automotivos.

Antes de comprar um produto, muitas pessoas pesquisam na internet para ver o que outros clientes estão dizendo sobre ele. As pessoas querem ter certeza de que o produto é bom e atenderá às suas expectativas, e isso é muito importante nos dias de hoje.

Para ajudar nisso, é importante incentivar os clientes a escreverem avaliações e disponibilizá-las para os visitantes da loja. Além disso, se é fundamental para eu encontrar um eletricista perto de mim, também será para aumentar a confiança dos clientes nos produtos da sua loja virtual, onde é possível utilizar componentes de aumento de confiança, como um selo de “loja confiável”, marcas reconhecidas, prêmios profissionais ou qualquer outra coisa que demonstre a qualidade do serviço e do suporte ao cliente.

3 Certifique-se de que os requisitos técnicos fundamentais da sua loja virtual sejam atendidos

Os botões e cada função da loja virtual devem funcionar perfeitamente. Teste seu site com frequência para garantir que não haja novos problemas técnicos. Ao alterar um mecanismo de loja virtual ou fazer outras alterações significativas, faça primeiro um teste completo. Verifique continuamente seus links internos para garantir que nenhum deles leve a páginas quebradas. Um problema menos conhecido, mas frequente, é quando alguns produtos não podem ser retirados do carrinho. Verifique se há algum mau funcionamento semelhante. Se isso ocorrer, corrija-o o mais rápido possível.

4 Use medições corretas para monitorar resultados e tomar decisões

Antes de começar uma campanha de publicidade digital em sua loja virtual, é importante medir com precisão os resultados e rastrear os canais online. Sem avaliar corretamente, não conseguimos tomar decisões bem fundamentadas ou escolher a melhor estratégia de marketing online.

Não se concentre apenas na medição das transações de compra, mas rastreie todas as interações relevantes da sua loja virtual. Uma boa dica é criar uma conta no Google Search Console para monitorar problemas de usabilidade, URLs quebrados e avisos de erro. Assim, você poderá corrigir problemas rapidamente e melhorar a experiência do usuário em seu site.

Para melhorar a eficácia dos seus anúncios no Google e no Facebook, é importante configurar suas medidas de conversão e remarketing dinâmico. Se você anuncia no Google Shopping, também precisa configurar sua conta no Google Merchant Center e melhorar continuamente seu feed de produtos. Além disso, é importante usar uma ferramenta para identificar problemas com a interface do usuário da sua loja virtual e fazer ajustes com base nessas informações. Dessa forma, você pode melhorar a experiência do usuário e aumentar as chances de conversão.

Muitas vezes, confiar apenas em anúncios pagos para aumentar o tráfego de uma loja virtual ou loja de tinta pode ser um obstáculo para o crescimento. É importante ter outras atividades de suporte para continuar a crescer. Para isso, é necessário combinar componentes-chave que funcionem juntos no marketing online, como publicidade paga, otimização de mecanismo de pesquisa e marketing de conteúdo. Essa combinação é o verdadeiro impulsionador do crescimento.

Aumente o tráfego com a otimização do mecanismo de pesquisa

Claro que há muitas maneiras de atrair pessoas para o seu site, mas o SEO é uma das melhores porque pode gerar um fluxo constante de tráfego a longo prazo. Por isso, a principal forma de obter mais visitas no seu site é através do SEO.

Embora o SEO para lojas virtuais não seja muito diferente do SEO para desenvolvimento de sites profissionais em termos de objetivos e estrutura, é importante abordar as lojas virtuais como uma categoria distinta.

Para que seu site seja encontrado facilmente no Google, é importante otimizá-lo com as palavras-chave e termos corretos. Você ou um especialista em SEO deve fazer uma pesquisa para descobrir quais palavras-chave são mais usadas pelas pessoas quando procuram produtos ou serviços como os seus. É fundamental usar ferramentas online para encontrar as palavras-chave corretas e refiná-las. Essas palavras-chave são aquelas que as pessoas usam com mais frequência para pesquisar produtos nos mecanismos de busca, então o uso correto delas é crucial para gerar tráfego. Quando você tiver as palavras-chave, use-as nos títulos, URLs, postagens do blog e metadados do seu site.

A velocidade de carregamento da página também é um critério muito relacionado ao SEO, para o qual também vale a pena fazer um teste e corrigir eventuais problemas.

Além de querer vender seus produtos, é importante que uma loja online também ofereça suporte profissional e educação adequada para seus clientes. Isso pode ser especialmente importante se a loja for especializada em um determinado nicho ou tiver conhecimentos específicos em uma área ou parcerias estratégicas como por exemplo: conserto de eletrodomésticos. Alguns sinais que indicam isso incluem:

  • vídeos ou canal vlog sobre apresentações de produtos e testes de produtos
  • recursos gratuitos para download
  • instruções de uso para download
  • oferece serviços relacionados
  • seção de blog sobre o tópico relacionado, escrevendo conteúdo útil e educacional(ex: como instalar um tela de alambrado)

Conclusão

Para aumentar a receita da loja virtual, é muito importante levar em consideração os critérios de limitação mencionados acima. Além disso, é preciso entender que campanhas de publicidade online que não são adaptadas às especificidades da loja virtual podem prejudicar o crescimento do tráfego. Isso pode ocorrer quando se utiliza tipos de campanha desatualizados, metas de campanha inadequadas ou ppc metas de campanha que não estão alinhadas com os objetivos de negócios. Portanto, é necessário criar campanhas de publicidade online personalizadas para a loja virtual, levando em conta seus objetivos e características específicas.

Além disso, não vamos esquecer o fato de que uma loja virtual precisa se concentrar em melhorar a receita e o retorno do investimento! Estruturas de custo desfavoráveis ​​e margens excessivamente baixas para vendas em lojas virtuais são obstáculos frequentes para aumentar o ROI. Em geral, não podemos aumentar com sucesso o retorno em nossa loja virtual se não tivermos uma margem adequada.

Ao iniciar uma nova loja virtual ou melhorar uma existente, fique atento às circunstâncias essenciais e tenha em mente que isso envolve um gasto substancial que não se tornará lucrativo por algum tempo. Não há crescimento sem investimento!

Este artigo foi produzido por Marcelo Amaral, para a 1ª empresa de Marketing Modular Digital do BrasilAlanPereira.com