Quando se fala em CNC, trata-se da operação por meio de uma máquina controlada por comandos numéricos computadorizados, ou seja, ocorre automatização de ferramentas e máquinas em etapas variadas da produção, incluindo a usinagem mecanica, que tem as especificações do projeto criadas em softwares.
A partir deste ponto, por meio do projeto são obtidos valores numéricos que posteriormente serão utilizados em máquinas CNC, que são variadas, como furadeiras, tornos, serras, entre outras possibilidades para atender às especificações na indústria.
No caso da furadeira cnc para circuito impresso, são criados programas de furação e a partir desse ponto, assim como em outras máquinas cnc, o trabalho é executado conforme as coordenadas de posicionamento e funções estabelecidas, como a profundidade desejada e o ponto de descida da broca, que no caso do circuito impresso, deve ser fina.
Como operar um torno CNC?
O torno CNC pode ser utilizado para os mais diversos tipos de aplicações, como para raspar, cortar, lixar, deformar e perfurar diferentes tipos de ferramentas.
Esse equipamento possui duas bases que recebem o nome de barramento, onde dois eixos correm, o Z que determina o comprimento da peça e o X que estabelece o diâmetro.
Além desses elementos, o eixo central da máquina é nomeado de eixo árvore, que por sua vez, tem acoplada uma placa onde estão castanhas que correspondem ao local responsável pela fixação da peça.
Existem porta ferramentas que são fixadas em torres, o torno CNC com ferramenta acionada na torre permite explorar mais possibilidade de usinagem.
Alguns dos principais passos para operar esse tipo de equipamento são:
- Carregar o software para utilização do torno;
- Carregar a peça no torno;
- Carregar as ferramentas exigidas para o torno;
- Acionar a bomba de refrigeração;
- Estabelecer os deslocamentos da ferramenta e o ponto zero;
- Dar início ao programa da peça.
Sendo assim, é fundamental ter o perfil final da peça e o inicial, que diz respeito à matéria prima. Além disso, os parâmetros de corte determinados de acordo com o tipo de ferramenta que está sendo usada e a função do material. Já definição ementas leva em consideração a classe do material, o perfil do inserto, entre outros elementos.
O que é a calibração acreditada?
A calibração acreditada RBC (Rede Brasileira de Calibração), diz respeito às calibrações realizadas por profissionais ou laboratórios com o selo de acreditação, garantindo assim a qualidade técnica e que o processo como um todo está qualificado.
Dessa maneira, é possível que os clientes tenham mais tranquilidade, principalmente ao levar em consideração que a calibração é essencial para assegurar que os equipamentos em manutenção, inclusive a manutenção IOT, possam de fato apresentar resultados precisos.
Esse tipo de calibração, muitas vezes, é confundida com a rastreada, que corresponde a processos que mantêm a cadeia de rastreabilidade relacionada a medição fechada até os padrões calibrados pelas oficinas ou laboratórios que pertencem a Rede Brasileira de Calibração. Além disso, seus métodos são desenvolvidos de forma interna.
A principal diferença entre esses tipos de calibrações, são as avaliações, que acabam se tornando mais rigorosas nos laboratórios acreditados, onde todo o processo é cautelosamente verificado e corrigido caso seja necessário.
É válido lembrar que o certificado de calibração é um documento indispensável para que o cliente tenha conhecimento em torno dos erros de medição que instrumento apresentou no momento da calibração. Dessa maneira, será possível corrigir no momento de operar, se prevenindo de medições inadequadas.
Em alguns casos, a calibração é obrigatória, como no caso de empresas certificadas nas normas RDC59, ISO 14001, ISO 9001, ISO/TS 16949, OHSAS, entre outras.
Por esse motivo, é indispensável que os empreendedores tenham conhecimento em torno de suas obrigações e cumpram as normas vigentes corretamente.
Da mesma forma que a tecnologia favorece que equipamentos mais inovadores aprimorem os processos operacionais, como é o caso das máquinas CNC, também favorece setores que visam assegurar o funcionamento adequado de tais ferramentas de trabalho, visando garantir resultados eficazes e precisos.
A qualidade pode afetar qualquer área da indústria, por isso que seja para a emissão de documentos, calibrações, manutenções, obtenção de máquinas ou qualquer outra possibilidade, é preciso se ater a este elemento. Afinal, é uma maneira de evitar prejuízos e acidentes devido a escolha de um serviço feito de forma incorreta.