Todos os ambientes apresentam o risco de incêndio. Por isso, os responsáveis pelo local, em especial se for frequentado por muitas pessoas, precisam tomar as medidas necessárias.
Para que um potencial incêndio não fira ninguém e seja cessado rapidamente. Acerca desse assunto, os extintores posicionados estrategicamente são a solução mais comum. Existem variados tipos de extintores:
- Pó químico;
- Espuma mecânica;
- Gás carbônico;
- Água.
No caso do fogo ter se iniciado em um líquido inflamável, usa-se o extintor de pó químico ou de espuma mecânica.
Já em equipamentos eletrônicos, deve-se utilizar os extintores de gás carbônico, o que os tornam essenciais em ambientes, como escritórios ou fábricas.
Nos demais materiais, recomenda-se que o extintor de água seja usado. Entretanto, a preocupação com esse equipamento salvador de vidas, não basta para garantir a segurança.
É preciso saber manusear o equipamento, possuir um plano de ação que funcione durante a situação de risco. Além disso, há outras tecnologias que podem ser utilizadas para o combate do fogo.
Conheça as vantagens dos alarmes de incêndio
Quando o assunto é combater um incêndio, o primeiro passo para a extinção do perigo, é um sistema de alarme de incêndio.
Quanto antes se nota a presença do fogo, mais fácil é a missão de cessá-lo. Um ambiente no qual esse tipo de tecnologia é essencial, são em prédios.
Afinal, um incêndio pode acontecer em um andar e se espalhar para os outros, sem que as pessoas nestes percebam, colocando-as em perigo.
Em prédios comerciais, o uso dessa tecnologia é previsto por lei, obrigatório, mas o uso do alarme residencial é opcional.
Tendo isso em vista, é válido avaliar se o seu condomínio está ou não preparado para esse tipo de emergência.
E, no caso de despreparo, a melhor decisão a se tomar, é reunir os moradores, para que juntos invistam nessa importante medida de segurança.
O primeiro passo quando um incêndio é detectado, é evacuar o prédio o mais rápido possível, processo que se dificulta com a ausência de um aviso sonoro.
Uma alternativa, é adquirir sinalizadores, que mesmo sendo menos eficientes do que um sistema completo de alarme, são muito úteis no momento de perigo.
Saiba as vantagens dos cursos de preparação
Não é preciso ser um bombeiro civil, para que se busque informação sobre o combate de incêndios. Em casos de empresa, uma ótima ideia é fornecer a todos os funcionários um curso.
Acerca dos cuidados necessários, para evitar a propagação de fogo no ambiente empresarial e como lidar com um possível acidente.
Sobretudo, se a empresa em questão for do ramo alimentício, o que implica no uso de fogões, fornalhas e outros equipamentos com capacidade de iniciar um incêndio.
Muitas são as empresas que trabalham com esse tipo de curso e a contratação dos seus serviços ocorre de forma simples e prática, virtualmente.
Elas disponibilizam, inclusive, curso de especialização em prevenção e combate a incêndio, capazes de habilitar alguém, como sendo um bombeiro civil, no caso do curso profissionalizante ou apenas de dar um treinamento completo para interessados.
Esse tipo de bombeiro, é diretamente contratado por empresas ou organizações e possuem a tarefa de evitar e combater incêndios, assegurando a segurança das pessoas presentes.
Assim, é uma oportunidade para quem procura um emprego ocasional, podendo atuar em eventos, festas, clubes de dança e muitos outros locais, nos quais a lei prevê a presença dessa figura.
Há diferentes níveis para o bombeiro civil e muitas são as instituições de ensino, que oferecem os cursos necessários para todos eles – há o nível básico, o líder e o mestre.
O ponto positivo é que, muito mais do que uma oportunidade de renda, essa habilitação torna alguém preparado para um acidente ou emergência.
Capaz de ajudar as pessoas queridas, que venham a se machucar e de preservar a própria vida. Falando em ajudar as pessoas queridas, um curso de primeiros socorros é fundamental para todo cidadão.
A habilidade de oferecer cuidado imediato, antes da chegada de uma ambulância, tem o poder de salvar vidas.
Esse curso ensina a reconhecer os sinais vitais de uma pessoa, mostra como usar os EPIs, é um guia completo para a forma correta de se agir, de modo a reduzir danos e preservar vidas.
Por fim, conclui-se a importância desse tipo de conhecimento, tanto para uma empresa, quanto para uma casa.
Ou em situações adversas do dia a dia. Treinamento, informação, tecnologia e cuidado nunca são demais para quem valoriza a vida.