A gestão é uma questão bastante importante para o funcionamento de uma empresa. Sem um profissional ou um expert qualificado para administração os empreendimentos, há um grande risco do negócio falir.
Em geral, a administração engloba não apenas a direção do local, mas também de recursos ou pessoas, de modo que as metas definidas pelos superiores sejam atingidas com sucesso.
É exatamente por conta disso que é importante contar com um administrador em uma empresa. Algumas das principais vantagens de contratar esse profissional são:
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Ótima relação custo-benefício;
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Segurança para a tomada de decisões;
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Melhor alocação dos recursos;
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Conhecimento profissional;
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Entre outros.
Se você está considerando contratar ou se tornar um profissional de administração, confira algumas coisas que precisa saber sobre essa carreira, que é bastante ampla e possui muitas áreas de especialização e atuação dentro do mercado de trabalho.
O que é administração?
Como dito anteriormente, a administração é responsável pela direção e gestão de diversos setores da empresa. Muitos jovens em idade de fazer o vestibular, ao buscar testes de orientação profissional, acabam se interessando por esta área.
Isso porque a administração é uma carreira bastante geral, de forma que é possível contemplar as mais diversas habilidades que o estudante possa ter.
Em geral, ela diz respeito não apenas à direção, mas também deve contar com conhecimentos gerais relacionados à organização, questões financeiras, marketing, recursos humanos e muitas outras coisas.
E justamente por essa amplitude que é importante que uma empresa possua um profissional de administração em sua equipe.
Ainda que o empreendedor tenha uma certa visão de como ele deve tocar seu negócio, se não houver alguém que tenha este conhecimento técnico e acadêmico, é bem possível que o local feche as portas em pouquíssimo tempo.
Assim, é importante entender um pouco mais sobre os principais setores nos quais os administradores podem exercer suas funções dentro de uma empresa.
Áreas especialização administração
Ainda que existam várias areas de administração, existem algumas delas que são as mais procuradas pelas empresas.
A demanda de pessoas para trabalhar nesses setores acaba sendo um fator importante para tornar a faculdade de administração uma das mais populares no país. Veja só algumas delas:
1 – Pessoas
Um bom administrador na área de gestão de pessoas saberá identificar quais são os melhores perfis profissionais para entrar na empresa.
Quando há um processo seletivo, por exemplo, é bem comum que o formado em administração participe da seleção para encontrar o candidato ideal para ganhar aquela vaga.
Ele também é responsável por entender a dinâmica dos funcionários já contratados, de forma que ele consegue organizar melhor as maneiras como a empresa funciona internamente.
2 – Financeiro
A gestão do setor financeiro é um dos pontos mais importantes para manter uma empresa de pé. A falta de um bom administrador nas contas poderia causar a quebra do negócio em pouquíssimo tempo de funcionamento.
Assim, o administrador de finanças irá controlar tudo o que entra e sai, os lucros e as perdas, de forma que o orçamento fique sempre em dia.
No caso de algum problema, a sua organização ajudará a identificá-lo com maior antecedência, de modo que ele pode ser resolvido mais rapidamente.
3 – Comercial
A parte comercial também é de extrema importância para uma empresa. Andando lado a lado com a área do marketing, o administrador deste departamento é responsável por avaliar as tendências do mercado e entender os seus concorrentes para, assim, poder montar estratégias que beneficiem a sua própria empresa.
Ele também montará estratégias que têm como objetivo a satisfação das demandas do mercado, de modo que a sua divulgação seja bem feita, trazendo mais clientes para a empresa.
4 – Processos
Em geral, esta área de especialização tem como objetivo manter uma boa coordenação entre os funcionários e todo o sistema operacional da empresa.
Desta forma, o desempenho de todo o processo, desde a criação até a finalização do produto que é oferecido pelo local, consegue ser melhorado.
5 – Qualidade
Sendo, basicamente, uma fase final da administração, esta função tem como objetivo avaliar a qualidade que é oferecida aos clientes com os produtos e serviços da empresa.
Com isso, ele entenderá a satisfação do público-alvo, os pontos fortes e fracos, e poderá, então, encontrar maneiras de aumentar os números do negócio.