Como aliar os processos de vendas às ferramentas de marketing pode aumentar o alinhamento entre as áreas e o potencial de crescimento da sua empresa.
Os departamentos de comercial e marketing são essenciais para o crescimento e a lucratividade das empresas.
Contudo, não é sempre que as organizações possuem a cultura da integração entres esses setores e, muitas vezes, acabam surgindo entre as equipes muitos ruídos de comunicação e até mesmo, em alguns casos mais extremos.
Uma rivalidade que dificulta o trabalho em conjunto e que, no fim das contas, não traz vantagens nem para os profissionais e nem para a empresa.
Sem contar na insatisfação dos clientes que muitas vezes se deparam com informações desencontradas e promessas não cumpridas.
Para minimizar esse tipo de acontecimento e tudo mais que pode ocorrer com as falhas e até mesmo com a falta de comunicação existente, o Vendarketing surge como uma alternativa para promover a integração entre os dois setores, melhorar o relacionamento com o cliente e promover mais conversões.
Entender como mudanças simples, realizadas de forma organizada e planejada podem ser transformadoras para a sua marca.
O que é Vendarketing?
Vendarketing é um termo utilizado para definir uma estratégia que envolve aliar os times de vendas e marketing da empresa com foco em aprimorar os processos comerciais e divulgação realizados.
Se você analisar a fundo, os profissionais de negociação e de marketing possuem o mesmo objetivo, conquistar mais clientes para a organização.
O que muda são as técnicas utilizadas para chegar a esse resultado. Somando as vendas ao marketing, temos o Vendarketing e assim a união das técnicas para que os setores estejam alinhados às metas da organização.
Quais são os benefícios do Vendarketing?
Melhora a experiência do público
Em muitas empresas onde os departamentos não estão com os discursos alinhados, o consumidor tende a ter experiências de compra mais complexas e até mesmo com informações desencontradas.
O que pode causar insatisfação por diversos fatores, como promessas não cumpridas e até desistências na hora de fechar o negócio.
Com os times estando com os discursos alinhados, o cliente recebe as informações adequadas desde o início do contato.
E suas expectativas são atendidas da forma mais atenciosa possível, evitando transtornos ao longo do processo e garantindo a fidelização do freguês.
Melhora a comunicação entre as equipes
A partir do momento em que os times de diferentes áreas precisam estar em contato constante para que a estratégia funcione, é criado um sistema de escuta das demandas e dificuldades de cada departamento.
Isso pode levar a um entendimento maior entre as equipes e uma quebra nas barreiras que muitas vezes se impõem entre diferentes alas simplesmente pela falta de convívio ou diálogo aberto e direto.
Equipes alinhadas trabalham melhor e na mesma direção para atingir as metas, o que acarreta em um aumento das oportunidades.
Metas das equipes alinhadas
Quando ambas as equipes possuem metas alinhadas e realistas para os dois setores, não correm risco de nada.
Por exemplo, os colaboradores da área de marketing gerarem muito mais leads do que os responsáveis pelas vendas conseguem atender o que poderia gerar uma sobrecarga ou a perda do timing das próximas ações.
E também, o risco de poucos leads serem encaminhados e os vendedores ficarem ociosos, o que também pode gerar queixas, é muito menor.
Sem contar no alinhamento de descontos e vantagens que podem ser oferecidos para que não haja desencontro das informações passadas para os clientes e se chegue a um lugar comum no momento de definir as negociações.
Como aplicar o Vendarketing?
Para aplicar o Vendarketing na sua empresa, é preciso conhecer alguns conceitos e fazer algumas definições para que todos possuam com o mesmo entendimento sobre o que está sendo almejado como resultado.
O Service Level Agreement ou SLA é um processo de estruturação que faz parte dessa mudança e funciona como um conjunto das regras que vão definir as ações e as entregas que devem ser feitas entre os departamentos.
Quando todos sabem o que deve ser entregue, como, quando e que resultados esperar, o diálogo fica mais claro e transparente, evitando ruídos e proporcionando trocas ricas para ambos os lados.
Para o Marketing, por exemplo, podem sem definidos os dados que tornam o lead realmente válido para ser repassado aos vendedores, como:
- Nome;
- E-mail;
- Telefone;
- Área de atuação;
- Produtos ou serviços de interesse;
- Local onde mora;
- Entre outros;
Para cada tipo de serviço devem ser verificados os dados que são fundamentais para estabelecer um contato e classificar os leads.
Para as definições de vendas que podem ser relevantes serem acertadas seria, por exemplo, estabelecer o tempo máximo para os leads serem contatados.
Quantas abordagens devem ser feitas antes de uma desistência ou de constatar que o lead não era qualificado.
A partir dessas definições, é possível determinar métricas e objetivos que devem ser comuns para as duas áreas.
As reuniões de atualização e verificação do andamento das vendas devem ser periódicas e frequentes para que haja o entendimento pleno entre as áreas e os ajustes necessários sejam feitos em tempo hábil.
Com o tempo as interações e as trocas entre as equipes se tornam cada vez mais naturais e será possível observar os retornos chegando de forma mais fluida para a organização.
É importante também estabelecer onde ficaram registradas as informações sobre os leads de forma que todos tenham acesso e possam atualizá-las conforme as interações com os potenciais clientes são feitas.
Ferramentas de CRM são uma ótima opção para que toda a equipe possa localizar os dados de forma rápida e sem dificuldades.
Compreender a necessidade de se alinhar os discursos e os objetivos da empresa com todas as equipes é fundamental para alavancar o faturamento e manter as estratégias de prospecção e retenção de clientes.
Utilizar estratégias de alinhamento entre os grupos de colaboradores como o Vendarketing é uma excelente forma de alinhar o discurso para o público e não perder mais vendas por falta de comunicação.
Pense em como essa mudança de relações pode ser benéfica para a sua equipe e lucrativa para as suas negociações.