Vender Online, Apostar Em Diversos Canais Ou Focar Em Um?

vendas online

O mercado de vendas online é um setor que continua a crescer todos os anos e possui previsão para crescimento de dois dígitos por outros dez. O lockdown que ocorreu devido à pandemia reforçou a importância de diversas lojas físicas a se digitalizarem e inspirou muitos empreendedores de primeira viagem a colocarem os projetos no ar. 

Com recordes de abertura de lojas virtuais e em faturamento, 2020 se viu em uma constante Black Friday, onde as vendas batiam números de faturamento do ano anterior. 

E com tantos lugares para anunciar os produtos dentro da imensidão que é a internet, será que vale a pena apostar nestes diversos canais ou seria melhor direcionar todos os esforços em apenas um? 

Os marketplaces de vendas online

Quem nunca anunciou aquele item usado no Mercado Livre ou procurou o celular da moda semi novo? O Mercado Livre é um exemplo de marketplace que abre suas portas para pessoas físicas anunciarem seus produtos, como um grande shopping. Mas, além deste, outros como Americanas, Magazine Luiza e assim por diante abrem suas portas para diversas lojas anunciarem seus produtos lá. 

São os chamados marketplaces, que é geralmente a primeira opção dos empreendedores quando começam a vender online. Sem a necessidade de investir em grandes estruturas como loja própria ou em marketing, os marketplaces são ótimos lugares para se começar a vender na internet, justamente por já possuírem um público que visita as lojas frequentemente, e garantem a confiança do consumidor. 

E existem diversos deles para se anunciar, desde marketplaces que possuem de tudo um pouco, quanto os mais específicos para artigos esportivos, sapatos, moda e etc. 

A grande vantagem em relação a loja própria é a reputação que estes grandes centros de venda possuem, além de não necessitarem de grandes investimentos em marketing só para os consumidores saberem da existência da sua loja. É como abrir uma loja em um grande shopping, onde sabemos que milhares de pessoas visitam diariamente e que eventualmente os consumidores virão à sua loja. 

A loja própria de vendas online

A loja própria surge de um projeto bem pensado e exige maior estruturação por parte do empreendedor. É ideal para quem oferece produtos nichados ou quer oferecer uma maior gama de produtos dentro do próprio domínio, para que o consumidor possa navegar entre as páginas e deleitar-se com os produtos. 

Não significa que não vale a pena investir em loja própria caso os seus produtos não atendam aos requisitos citados acima. O trabalho de ter que montar a estrutura para as vendas online é praticamente o mesmo, então por que não investir na casa própria? 

Diferente dos marketplaces, é necessário conquistar o consumidor para “entrar” em sua loja. Afinal, sua marca ainda é desconhecida no meio online e se o empreendedor não anunciar que ela existe, pouco provável que alguém realmente vá consumir. 

Multicanalidade

Mas afinal, qual melhor canal para vender online? São os marketplaces ou a loja própria? Ou então seria melhor investir em vendas pelas redes sociais e whatsapp? 

Se a solução existe, por que não se aproveitar delas? Todos os canais de vendas possuem suas vantagens e desvantagens  e um acaba suprindo o outro. Tanto as lojas próprias quanto os marketplaces e mesmo as vendas por redes sociais são formas de vender, o que é o objetivo principal do empreendedor digital. 

Cuidado, porém, que de pouco adianta anunciar seus produtos em todos os canais existentes e “deixar as vendas acontecerem”. Para cada canal são necessárias estratégias, pois o objetivo é aumentar as vendas e ter lucro no final do mês. 

Vale a pena sim investir em diversos canais de venda online, desde loja própria a marketplaces. Porém, não anuncie seus produtos de beleza em marketplaces de automóveis. Trabalhar com as vendas em diversos canais é uma boa estratégia, pois é possível conquistar consumidores que visitam os marketplaces regularmente, quanto os consumidores mais nichados, de acordo com seu mercado.

Ou seja

Aposte sim em diversos canais, desde que eles sejam trabalhados de forma eficiente. 

Não há a necessidade de investir em diversos canais de venda se o seu time ainda não possui estruturas o suficiente para trabalhar bem todos os canais. Dê preferência ao canal próprio ou aos marketplaces que possuem o seu público de interesse. 

Saber fazer a boa gestão do seu negócio independente do canal de vendas é o sucesso das vendas online.