As empresas que precisam fornecer vestuário para os funcionárias costumam identificar as roupas conforme o setor de atendimento.
Por isso, é preciso estar em sintonia com os fornecedores, para que eles possam ajudar nas cores que podem ser usadas em cada área, atendendo a normas de segurança, conforme cada tarefa é executada dentro de uma fábrica ou indústria.
Até mesmo serviços essenciais, como educação, segurança e saúde, os profissionais, têm no vestuário, uma maneira de se identificar.
Podemos citar diversos exemplos, como hospitais que permitem que cirurgiões usem uma tonalidade de azul, e médicos da área de clínica geral, só precisa utilizar um uniforme branco.
Nas escolas, os professores precisam de roupas que protejam contra o uso de tintas das canetas, e os alunos precisam estar devidamente uniformizados, para identificação imediata da escola em que estudam.
Na área de segurança, dos policiais militares e civis também têm em suas vestes, as características próprias para identificar não só o segmento, como a posição que exerce em uma cadeia de comando.
Identificação facilita setores
Para não correr o risco de contaminação, dois setores industriais devem atentar ao uso correto de roupas desenvolvidas especialmente para cada setor: a química e a alimentícia.
Pode ocorrer um tipo de contaminação cruzada, em que diferentes elementos químicos, além de vírus e bactérias que são utilizados para realizar estudos tornem inapropriados diversos produtos, em uma linha de produção.
Por isso, a importância de identificação dos funcionários, com uniformes profissionais, que possam regularizar os setores, e não criar nenhum caso de contaminação.
Além disso, dependendo do material confeccionado e do tecido utilizado para o uso dentro das empresas, eles facilitam a movimentação, protegendo, de forma eficiente, partes do corpo que podem ficar expostas em determinados momentos.
É importante ressaltar que a uniformização dos funcionários, de acordo com a área de trabalho, deve ser feita de maneira completa, ou apenas parcialmente.
Em setores da indústria, em que o acesso se dará áreas muito geladas, como frigoríficos ou então em trabalhos de caráter operacional, no setor de energia elétrica, é preciso que a confecção de uniformes seja realizada de forma completa.
Desde os sapatos, passando pelas calças e blusas especiais, até o fornecimento de luvas e óculos de proteção, que estão na categoria de equipamentos de segurança individuais para cada funcionário.
A organização é outro fator a ser considerado, quando a prática de utilização de uniforme, dentro de uma indústria é estabelecida. Assim os trabalhadores sabem em qual setor deve estar presente, além de garantir a segurança quando estiverem em visita a outros locais, dentro de uma fábrica.
Como são vários modelos de vestimentas, para os mais diferentes cargos e profissões, é preciso contar com o bom senso da fábrica de uniformes.
Para que eles possam indicar os melhores tecidos, as cores correspondentes às áreas de trabalho e a colocação de marcas, em pontos estratégicos, para divulgação da empresa, quando estiver em contato em outros lugares.
Além de outras vantagens que podem ser observadas, com este tipo de padronização de vestimenta:
- Contribui para a imagem empresarial;
- Modelos diferenciados para cada setor;
- Economia de tempo do funcionário;
- Organização profissional e empresarial diante do mercado.
Segmentos pedem discrição
Muitas empresas querem os funcionários uniformizados, mas com certa discrição.
Para atender de forma eficiente os padrões exigidos aos trabalhadores, tem como parceria uma fabrica de camisetas, que podem fornecer, de maneira imediata, ao vestuário que é usado, como salas de cinema, lojas especializadas e outros setores do comércio de atendimento ao público.
Este tipo de uniformização de roupa permite a identificação imediata dos trabalhadores, para que possam atender aos clientes, prontamente.
Com as marcas disponíveis em pontos estratégicos da roupa, e até mesmo com o cargo que ocupa escrito na parte das costas dos uniformes, os funcionários podem atender o público em geral, sem deixar nenhuma dúvida.
Em lanchonetes com temáticas diferenciadas, o uso deste expediente também facilita a identificação entre garçons, atendentes de mesa para bebidas e serviços de limpeza, por exemplo.
Para facilitar a mobilidade interna, o atendimento aos clientes de maneira eficiente, muitos funcionários utilizam camisa polo personalizada SP.
Com crachás que mostram o nome da pessoa, para que as transações possam ser mais humanizadas, garantindo que tudo funcione de acordo com as responsabilidades de cada um, de maneira discreta, mas com personalidade.