O que os arquétipos têm a dizer sobre seu cliente?

cliente

Conhecer o cliente de uma empresa é uma tarefa complexa e que envolve vários campos de conhecimento.

Para além de uma faixa etária ou desejos de compra, saber detalhes como dores e objetivos, mas também a personalidade do consumidor, é essencial!

Para entender o quão importante é isso basta olhar para o nosso dia a dia. Perceba como as pessoas com quem você se dá bem têm personalidades próximas a sua. 

Não é à toa que temos até mesmo aquele ditado popular do “nosso santo não bateu” para se referir a pessoas com personalidades muito distintas, e isso vale para cliente também.

Entretanto, o que poucas empresas sabem é que assim como procuramos por pessoas parecidas com nós, os clientes também buscam marcas que se assemelham a eles.

Desse modo, hoje vamos te contar tudo o que precisa saber sobre os Arquétipos, as personalidades de marca que refletem nos clientes. Venha conosco para saber o que é, como implementar e escolher aquele perfeito para sua empresa!

Boa leitura!

O que é um arquétipo de cliente?

Você sabe o que personagens como Harry Potter, Luke Skywalker e Capitão América têm em comum? Todos eles são representantes do arquétipo do herói.

Desenvolvido pelo psicólogo Carl Jung, os Arquétipos são representações das principais personalidades humanas. Somando 12 ao todo, cada um deles traz uma série de características que descrevem seu modo de agir e ver o mundo

Construído inicialmente para entender o comportamento humano, os arquétipos ganharam versatilidade ao serem trazidos para outras esferas.

Nas artes, por exemplo, eles são tão influentes que até mesmo temos um arco narrativo chamado a Jornada do Herói, muito comum em filmes e livros.

Já no marketing, ele foi trazido como uma forma de tornar as empresas mais atrativas e próximas aos clientes, influenciando diretamente a comunicação e posicionamento da marca.

Hoje, grandes marcas possuem arquétipos bem definidos, influenciando empresas menores a fazer o mesmo.

Os 12 arquétipos de Carl Jung são:

  1. O Inocente
  2. O Sábio
  3. O Herói
  4. O Fora da Lei
  5. O Explorador
  6. O mago
  7. A Pessoa Comum
  8. O Romântico
  9. O Bobo da Corte
  10. O Cuidador
  11. O Criador
  12. O Governante

Marcas como Lego e Apple, por exemplo, se conectam ao arquétipo do criador, carregando características serem engenhosas, criativas e estarem sempre buscando a inovação.

Como a persona se conecta ao arquétipo de cliente?

Quando estamos estruturando o cliente ideal de uma empresa, é necessário que se adicione um arquétipo para dar mais profundidade à criação, e realmente fazê-lo “ganhar vida”.

Pense em quão diferente uma empresa pode lidar com um cliente como o João de 26 anos, em comparação com o João de 26 anos, que é corajoso, esforçado e pronto para qualquer desafio. Ele que é centrado no trabalho, gosta de se esforçar e ser reconhecido por isso!

No trecho acima descrevemos o arquétipo do herói e veja como ele trouxe diferentes informações que dão complexidade à persona.

Saber quais são as visões de mundo e comportamento dos clientes possibilita uma comunicação muito mais assertiva e direcionada.

Além, é claro, de marcas que carregam o mesmo arquétipo se conectarem de maneira muito mais fácil, simplificando o ciclo de venda.

Como escolher meu arquétipo?

Escolher o arquétipo da sua empresa, e da sua persona, é uma tarefa um tanto intuitiva.

Basicamente, o que você precisa fazer é conhecer cada uma das personalidades de Jung e encontrar aquelas com que mais se identifica.

É mais que comum que você selecione várias delas, mas a dica é usar a estratégia do 70/30.

Escolha a sua persona principal, a qual será responsável por 70% da personalidade da sua empresa, e complemente com um segundo arquétipo que ficará com os outros 30%.

Essa comunicação deixará sua marca e persona mais complexas e realistas.

Se quiser ganhar tempo, a Automação de Personas do Jornio consegue ler e identificar o arquétipo de seus clientes em menos de 5 minutos! Basta se cadastrar e pronto, em poucos cliques descobrirá a personalidade de seus clientes e como conversar com ela!

Conclusão

Os arquétipos são estratégias muito bem vindas para sair do óbvio e conquistar seus clientes.

Usar a linguagem correta te fará ganhar pontos em relação a concorrências, especialmente por serem poucas as marcas que se dedicam a isso.

Então, se você tem a oportunidade de ganhar clientes, convertê-los e fidelizá-los muito mais rápido com essa ferramenta simples, por que não usar?

Não perca mais tempo e aproveite a Automação de Personas para encontrar o Arquétipo dos seus clientes!