A comunicação é uma das muitas áreas favorecidas pelo desenvolvimento tecnológico e, nesse contexto, as mídias digitais influenciam na maior quantidade de informação e na flexibilidade de compartilhamento ainda mais quando há o auxílio do WhatsApp Business.
Graças a esses fatores, o WhatsApp é um aplicativo que vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas.
Com o surgimento do WhatsApp Business em 2018, ele se tornou um recurso altamente visível para empreendedores.
Além de sua importante função de enviar mensagens, suas várias funções devem ser discutidas em detalhes.
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Imagine quantas mensagens diferentes um perfil comercial, como uma empresa estruturas de armazenagem, costuma receber. Os identificadores confiáveis incluem:
Pagamentos pendentes;
Novos clientes;
Entrega de fornecedores;
Assinaturas pagas.
Claro, vale ressaltar que essas são apenas algumas opções, principalmente considerando o tamanho do mercado.
De qualquer forma, abrindo um chat e selecionando um ícone do menu, é possível analisar qual opção é adicionada como um novo personagem.
Vale ressaltar também que esse é um ponto que tem implicações importantes para uma melhor organização e, assim, otimizar o tempo e conduzir as discussões.
Métricas
Métricas são importantes para todos os tipos de indústrias, mas lembre-se que a avaliação de desempenho é fundamental para a melhoria contínua.
Por exemplo, uma marca que desenvolve gerenciamento de obras para banheiros sob medida por meio da análise de métricas pode identificar ajustes importantes que reduzem defeitos, economizam tempo e até recursos.
Nesse caso, o WhatsApp Business apresenta como solução o menu de estatísticas na área de configurações das ferramentas da marca.
Esta é uma forma de medir o uso do aplicativo, pois você pode verificar as informações sobre mensagens recebidas, lidas, encaminhadas e até enviadas.
Um número significativo de mensagens lidas, mas não respondidas, pode indicar um problema de gestão, assim como uma análise do saldo de conteúdos recebidos, lidos e enviados indica que a marca está tendo um desempenho mais satisfatório.
Perfil
Esse é outro ponto que marca diferenças importantes entre o WhatsApp Business e a ferramenta geral, pois as empresas têm mais opções para completar o perfil.
Empresas, por exemplo de uma área de assessoria de antecipação de recebíveis, podem agregar informações como e-mail, setor, horário de atendimento e até o site oficial da marca.
Claro que cada empresa avalia qual é o método de atendimento mais adequado, mas apesar das diferenças, vale considerar que um perfil perfeito decide tudo pelo cliente.
Em alguns casos, a execução completa também ajuda a agilizar a resolução de dúvidas.
Imagine o cliente que precisa de auxilio para Gerador Schema FAQ Page Rich Snippet, em caso de dúvida sobre um endereço de e-mail ou endereço, pode resolvê-lo facilmente abrindo seu perfil.
Mensagem de bem-vindo
Quando um cliente envia uma mensagem para uma conta normal do WhatsApp, é claro que não há alerta ou mensagem automática enviada se a pessoa não puder responder.
O WhatsApp Business, no entanto, tem a capacidade de criar uma mensagem automática de boas-vindas que um potencial consumidor vê assim que envia a primeira mensagem ou tenta contatá-lo fora do horário comercial.
Neste cenário, a empresa que oferece cardápio online pode programar uma mensagem para agradecer o contato e que a pessoa entrará em contato em breve.
Além disso, você pode enviar respostas rápidas como forma de agradecimento por utilizar os serviços da marca.
WhatsApp Web
Se por um lado o uso de smartphones oferece grande comodidade para muitos, por outro lado pode ser mais útil para os profissionais usar ferramentas como o WhatsApp para negócios em outros dispositivos como um laptop.
Por isso o WhatsApp Web é um recurso interessante, pois só permite o uso da ferramenta quando você tem uma conexão e um celular por perto.
Quais são as principais vantagens das empresas?
Pelas funcionalidades apresentadas, percebe-se que através da implantação do WhatsApp Business como ferramenta de comunicação, é possível obter toda uma gama de benefícios para diversos setores, seja com clientes, fornecedores ou outros contatos.
Explore os principais benefícios abaixo:
Produtividade
Especialmente quando você considera recursos como mensagens automáticas, stickers, rede WhatsApp e métricas, as marcas podem se organizar de forma a promover a produtividade.
Serviço rápido e análise de dados rápida tornam tudo importante no final do dia. Assim, esta ferramenta permite focar com precisão em vários fatores.
Considerando as mensagens automáticas, o primeiro contato pode ser atendido imediatamente, sem o tempo de um profissional.
Se um cliente deseja receber informações sobre um produto, por exemplo uma instalação de interfone, ele já tem uma resposta ao enviar a primeira mensagem, e um profissional pode auxiliá-lo da forma necessária o mais rápido possível.
Em relação à centralização das informações, a automatização proporcionada pela ferramenta possibilita a adoção de medidas mais drásticas, além da promoção da organização.
Transmissão de segurança
Como um canal classificado oficial da marca, as pessoas podem entrar em contato conosco com mais confiança do que se fizessem algo mais cauteloso.
Por exemplo, ao comprar piso drenante pela loja virtual da empresa e solicitar a retirada na loja pelo perfil comercial, o cliente pode confirmar seus dados para receber a confirmação da liberação do produto.
O Perfil Empresarial irá, sem dúvida, proporcionar maior segurança na transmissão desta e de outras informações que possam ser exigidas nos processos normais da maioria das marcas.
Além disso, conforme observado, ter um perfil completo pode trazer vantagens, inclusive aumentar a sensação de segurança, especialmente se um potencial cliente ou consumidor deseja solicitar ou confirmar determinadas informações por outro canal.
Comodidade para os clientes
O smartphone é um grande aliado das pessoas hoje em dia e certamente encontrar empresas que oferecem o WhatsApp como meio de comunicação pode ser mais atraente pela praticidade e proximidade alcançada.
O WhatsApp Business pode aproveitar esse fator porque marcas como empresas de impressão 3D podem criar links curtos e promovê-los de diferentes maneiras para que as pessoas se conectem.
Além disso, pode ser criada uma mensagem padrão para enviar nessas situações, o que proporciona uma forma mais prática de iniciar uma conversa.
Veja dicas para otimizar o uso do Whatsapp Business
É claro que entre as várias funções do WhatsApp Business, é interessante que os profissionais busquem maneiras de aproveitar essa ferramenta.
Embora existam diferenças entre as empresas, alguns conselhos gerais podem ser dados para maximizar as oportunidades.
Por exemplo, um empresário de uma fábrica de fitas de cetim pode ter dois WhatsApp, um com o perfil da empresa e outro com o comum, para evitar transtornos.
Para fazer isso, você deve ter um smartphone que suporte dois chips e tenha as duas ferramentas instaladas.
Esta é certamente uma forma de garantir uma melhor organização e evitar os graves prejuízos causados pela separação errada de temas e prioridades.
Além dessa opção, algumas empresas podem achar interessante confirmar o horário de funcionamento, principalmente para evitar a frustração de clientes e funcionários.
Isso porque visa transparência e organização principalmente porque os assuntos relacionados ao negócio não são discutidos fora do horário de trabalho e os consumidores sabem disso pelo preenchimento do perfil.
Soma-se a este tópico a necessidade de avaliar cada atividade, como expor o canal desta empresa.
Se por um lado esta é uma grande oportunidade para alcançar mais clientes e estreitar relacionamentos, por outro é preciso ter cuidado e divulgar apenas quando necessário para garantir um controle efetivo e evitar que a marca soe invasiva.
Percebe-se que não há mudanças importantes para os usuários, principalmente relacionadas à necessidade de download de recursos adicionais.
Assim, para utilizar a ferramenta é necessário baixar o WhatsApp Business e preencher perfil da marca, mensageiro instantâneo e outros requisitos.
Além disso, neste contexto, é importante enfatizar o fato de que a introdução das informações necessárias e sinais compatíveis com o negócio tem um grande potencial para tornar a experiência empresarial das pessoas ainda mais favorável.
Assim, a marca pode se posicionar em uma situação em que utilize esse meio de comunicação da melhor forma possível e assim fortaleça a percepção positiva do público.